Leia mais:
Leia mais:
Uso seguro de medicamentos na Covid-19: o que o enfermeiro precisa saber?
Qual é a importância da tecnologia para a prescrição de medicamentos?
Atualização de medicamentos e conteúdos novos em destaque
Mais de 50 medicamentos atualizados no Whitebook
Sacubitril/valsartana para insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada

Atualização das Listas de Medicamentos Essenciais da OMS prioriza acesso a tratamentos para diabetes e câncer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova edição de suas Listas Modelos de Medicamentos Essenciais e Pediátricos Essenciais, que incluem novos tratamentos para diversos tipos de câncer, análogos de insulina e medicamentos orais para diabetes, para inibir a vontade de fumar, além de antimicrobianos para tratar infecções bacterianas e fúngicas graves.

No total, são 20 novos fármacos para adultos e 17 para crianças e especificam novos usos para 28 itens já listados.

As listas, atualizadas a cada dois anos, visam abordar as prioridades mundiais de saúde, identificando os remédios que proporcionam os maiores benefícios e que deveriam estar disponíveis e acessíveis mundialmente.

Leia também: Valores de bolsas de residência terão reajuste de 23,29% a partir de 2022

No entanto, os altos preços dos novos medicamentos patenteados quanto dos mais antigos, como a insulina, continuam mantendo alguns fármacos essenciais fora do alcance de muitas pessoas, principalmente nos países mais pobres, como a Índia.

Diabetes

Entre as novidades da lista estão as insulinas de ação prolongada degludec, detemir e glargina e seus biossimilares, que foram incluídas com a finalidade de aumentar o acesso ao tratamento, ampliando as escolhas para os pacientes com diabetes. A agência ressaltou que a qualidade de vida dos pacientes melhora com uma maior flexibilidade na dosagem dos análogos da insulina.

Para a diabetes tipo 2, a lista contém os chamados inibidores do cotransportador de glicose de sódio 2, SGLT2. Desse grupo, a empagliflozina, canagliflozina e dapagliflozina serão usados como terapia de segunda linha em adultos. Estes medicamentos, quando administrados por via oral, demonstraram oferecer diversos benefícios, incluindo um menor risco de óbito, insuficiência renal e eventos cardiovasculares.

A OMS observou que a produção de insulina está concentrada em um pequeno número de fábricas e três fabricantes controlam a maior parte do mercado global, com a falta de concorrência resultando em preços altos proibitivos para muitas pessoas e sistemas de saúde.

“Muitas pessoas que precisam de insulina enfrentam dificuldades financeiras para acessá-la ou ficam sem ela e perdem a vida. Incluir análogos de insulina na Lista de Medicamentos Essenciais, juntamente com esforços para garantir acesso acessível a todos os produtos de insulina e expandir o uso de biossimilares, é um passo vital para garantir que todos que precisam deste produto salva-vidas possam acessá-lo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Câncer

Em relação ao câncer, a agência destacou que a enfermidade está entre as que mais enfermam ou matam pessoas no mundo. Em 2020 causou 10 milhões de óbitos. Cerca de 70% ocorreram em países de baixa e média rendas.

Quatro novos medicamentos para tratamento de câncer foram adicionados às listas de modelos: enzalutamida, como alternativa à abiraterona, para câncer de próstata; everolimus, para astrocitoma de células gigantes subependimárias (SEGA), um tipo de tumor cerebral em crianças; ibrutinibe, um medicamento direcionado para leucemia linfocítica crônica; e rasburicase, para a síndrome de lise tumoral, uma complicação séria de alguns tratamentos de câncer.

A OMS apontou avanços recentes com medicamentos para abordar características moleculares específicas do tumor em diferentes tipos de câncer, alguns dos quais com resultados muito melhores do que a quimioterapia tradicional.

Outras inclusões

Para o caso de doenças infecciosas, infecções bacterianas comuns, hepatite C, HIV e tuberculose os novos elementos visam melhorar a resposta a necessidades de dosagem e administração de crianças e adultos.

Dois medicamentos não baseados em nicotina foram incluídos: a bupropiona e a vareniclina que se juntam à terapia de reposição apresentada na nova listagem da agência.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.