Aumento prolongado e progressivo do metabolismo em pacientes graves com Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em pacientes graves, o gasto energético em repouso medido (mREE – measured Resting Energy Expenditure) é obtido através da calorimetria indireta (CI), padrão-ouro nesse cenário. Quando a calorimetria indireta não está disponível, equações preditivas são comumente utilizadas para obtenção do gasto energético em repouso estimado (pREE – predicted Resting Energy Expenditure). Frequentemente, tais equações superestimam ou subestimam a real demanda metabólica do paciente, gerando os fenômenos do under- e overfeeding. 

Leia também: Vacinação contra Covid-19 e terceira dose

Aumento prolongado e progressivo do metabolismo em pacientes hospitalizados com Covid-19 

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Sobre o estudo

Nesse cenário, o artigo Prolonged progressive hypermetabolism during COVID-19 hospitalization undetected by common predictive energy equations foi publicado em julho de 2021 na revista Clinical Nutrition da ESPEN (European Society of Parenteral and Enteral Nutrition). Tratou-se de um estudo de coorte prospectivo, unicêntrico, que incluiu 38 pacientes com Covid-19 em ventilação mecânica, no período de abril de 2020 a fevereiro de 2021. O objetivo principal foi avaliar de forma longitudinal o gasto energético de repouso medido, através da calorimetria indireta, nestes pacientes durante toda a internação em UTI. Além disso, objetivou comparar o gasto energético medido via CI com o gasto energético estimado pelas equações preditivas comumente utilizadas. 

As equações utilizadas foram: Harris-Benedict (HB), Mifflin St-Jeor (MSJ), Penn State University, e equações baseadas no peso da ASPEN (Sociedade Americana de Nutrição Enteral e Parenteral). As mesmas foram utilizadas para avaliar a acurácia das equações e seu potencial em predizer hipo ou hiper metabolismo em pacientes graves com Covid-19 na UTI. 

Resultados

Durante a primeira semana de ventilação mecânica, as medidas obtidas a partir da calorimetria indireta evidenciaram um estado “normometabólico” e minimamente hipermetabólico. O mREE obtido foi de 21,3 kcal/kg/dia ou 110% do predito pela equação de Harris-Benedict (HB). O gasto energético progrediu de forma importante ao longo das semanas, gerando um hipermetabolismo prolongado. Durante a 3ª semana, foi obtido um mREE de 28.1 kcal/kg/dia ou 143% do predito pela equação de HB. Além disso, o hipermetabolismo persistiu até a sétima semana. 

Saiba mais: Uso de probióticos como adjuvante em pacientes com Covid-19

Em relação a pacientes obesos, houve menor resposta metabólica na 1ª semana, quando comparada a não obesos (19,5 versus 25,1 kcal/kg/dia; p < 0,01), assim como nas 2ª e 3ª semanas. Além disso, as equações que estimam a demanda metabólica não foram capazes de predizer o hipermetabolismo tardio, assim como em alguns momentos subestimaram ou superestimaram as necessidades energéticas. 

Conclusões dos autores

  • Os resultados do estudo demonstram uma resposta metabólica bem característica em pacientes com Covid-19 grave, marcada por um hipermetabolismo progressivo e prolongado, com pico em 3 semanas após intubação e persistindo por até 7 semanas na UTI;
  • Esse padrão foi melhor demonstrado em pacientes não obesos;
  • As características da resposta metabólica do paciente grave com Covid-19 é única. Ela é distinta de outros modelos de pacientes submetidos ao estresse de doenças graves que cursam com hipermetabolismo.

Mensagens Práticas

  • O estudo traz insights interessantes a respeito do hipermetabolismo do paciente grave com Covid-19. A prescrição nutricional deve levar em conta um gasto energético que aumenta progressivamente;
  • Idealmente, a utilização da calorimetria indireta seria fundamental em ampla escala para nortear a mensuração do gasto energético. No entanto, ainda trata-se de dispositivo com limitações relacionadas a custo e baixa disponibilidade nas unidades, de forma geral;
  • As equações que estimam o gasto energético de repouso, popularmente conhecidas como “fórmulas de bolso”, são alternativas na ausência da calorimetria indireta e diante da necessidade de um norteamento nesse cenário. 

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • L.E. Niederer, H. Miller, K.L. Haines et al., Prolonged progressive hypermetabolism during COVID-19 hospitalization undetected by common predictive energy equations, Clinical Nutrition ESPEN. doi: 10.1016/j.clnesp.2021.07.021
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar