Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Autoteste para Covid-19: passo a passo para a realização e interpretação do resultado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No final de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso e comercialização dos autotestes para Covid-19 no Brasil. Na quinta-feira (17/02), após a atendimento a todos os critérios técnicos e de desempenho estabelecidos, a Agência concedeu o primeiro registro de um dispositivo desse tipo.

Dessa forma, o produto já está liberado para ser comercializado em farmácias ou estabelecimentos de produtos médicos, regularizados junto à vigilância sanitária, espalhados pelo país.

autoteste

Como realizar o autoteste aprovado?

  • O local da realização do teste deve ser arejado e distante de outras pessoas;
  • Os componentes devem estar a temperatura ambiente;
  • Após a lavagem das mãos, retire os itens da embalagem: remova o Cartão Teste (cassete) de dentro da embalagem e coloque em uma superfície plana. Depois, remova o lacre do tubo de extração (cuidado para não derramar o líquido contido em seu interior);
  • Introduza o Swab (pela parte “felpuda”) por aproximadamente 2,5 cm em uma narina, e gire por dez vezes;
  • Mergulhe toda a parte “felpuda” do Swab no tubo de extração, girando também por dez vezes;
  • Retire o Swab do tubo de extração (durante o movimento de retirada, pressione as laterais do tubo);
  • Feche o tubo, encaixando a tampa gotejadora na sua parte superior;
  • Goteje quatro gotas do líquido contido no tubo no menor orifício do Cartão Teste;
  • Aguarde 15 minutos e interprete o resultado;
  • Coloque todos os componentes no saco plástico fornecido no kit e descarte no lixo.

Interpretação do resultado

Existem três possibilidades de resultados para o teste: 

  • Resultado positivo: observa-se a formação de uma linha vermelha na região teste (T) e de uma outra linha vermelha na região controle (C);
  • Resultado negativo: é formada apenas uma linha vermelha na região controle (C);
  • Resultado inválido: não é observada a linha vermelha na região controle (C), independentemente da formação (ou não) da linha na região teste (T). Nesse caso, descarte o teste e utilize outro kit.

Observações importantes

  • Diferentemente dos testes rápidos de antígeno atualmente utilizados nos estabelecimentos de saúde, nos quais são obtidas amostras de secreção da nasofaringe, esse autoteste foi aprovado para uso com amostra de Swab nasal não profunda (introdução de cerca de 2,5 cm em uma narina);
  • Seu uso deve ser restrito para triagem, não devendo ser utilizado, portanto, para fins diagnósticos, de licença médica ou para apresentação em viagens internacionais;
  • Após a aplicação das gotas no cassete, o teste deve ser lido (interpretado) de 15 a 30 minutos, no máximo. Se, por algum motivo, a leitura do teste só ocorra após 30 minutos, o resultado é considerado inválido. O teste deverá ser descartado, e um outro kit utilizado;
  • Em algumas situações (ex.: baixa carga viral), pode ser observado a formação de uma linha vermelha de intensidade fraca (clara) na região teste (T). Nesses casos, o resultado deve ser interpretado como positivo.

Covid-19: Fabricante faz recall de milhões de autotestes de antígeno nos EUA

Considerações finais

Os autotestes devem ser encarados como uma ferramenta auxiliar para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A tendência é que mais autotestes, de diferentes fabricantes, sejam aprovados nas próximas semanas, com a possibilidade de variações entre os seus desempenhos analíticos e das instruções de uso (ex.: forma de coleta, quantidade de gotas aplicadas, tempo de leitura, etc.).

Esses tipos de testes são desenvolvidos para que um indivíduo leigo seja capaz de realizar todas as etapas de testagem (coleta, execução e interpretação), sem o auxílio de um profissional da saúde. Dessa maneira, para que o exame atinja a maior acurácia possível, é de fundamental importância a fiel obediência e atenção às instruções de uso de cada teste.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.