Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Bomba de insulina melhora prognóstico de pacientes com diabetes tipo 1?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As taxas de hipoglicemia grave e cetoacidose diabética são mais baixas com o uso de insulina em bomba em pacientes jovens com diabetes tipo 1? Foi o que respondeu um artigo publicado essa semana no Journal of the American Medical Association.

Para chegar a uma conclusão, pesquisadores realizaram um estudo observacional, incluindo 30.579 pacientes jovens com diabetes tipo 1 de 446 centros de diabetes na Alemanha, Áustria e Luxemburgo, e compararam as terapias com bomba de infusão de insulina e com múltiplas injeções (≥4) diárias de insulina.

Os desfechos primários foram as taxas de hipoglicemia grave e cetoacidose diabética durante o ano de tratamento mais recente; os secundários incluíram níveis de hemoglobina glicosilada, dose de insulina e índice de massa corporal.

Entre os pacientes (idade média = 14,1 anos; 53% do sexo masculino), 14.119 usaram insulina em bomba (duração média = 3,7 anos) e 16.460 injeções de insulina (duração média = 3,6 anos).

Você sabia? ‘Metformina diminui peso em adolescentes com diabetes tipo 1’

A terapia com bomba, em comparação com a terapia com injeção, foi associada a menores taxas de hipoglicemia grave (9,55 vs 13,97 por 100 pacientes-ano; diferença = -4,42 [IC de 95%; -6,15 a -2,69]; p < 0,001) e cetoacidose diabética (3,64 vs 4,26 por 100 pacientes-ano; diferença = -0,63 [IC d 95%: -1,24 a -0,02]; p = 0,04).

Os níveis de hemoglobina glicosilada foram menores com a terapia com bomba (8,04% vs 8,22%; diferença = -0,18 [IC de 95%: -0,22 a -0,13]; p <0,001). As doses diárias de insulina também foram menores com a terapia com bomba (0,84 U/kg vs 0,98 U/kg; diferença = -0,14 [-0,15 a -0,13]; p <0,001). Os pesquisadores não encontraram diferença significativa no índice de massa corporal.

Os benefícios na hipoglicemia foram mais notórios entre as crianças de 6 a 15 anos, e os benefícios na cetoacidose foram mais evidentes nos jovens de 16 a 19 anos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, entre pacientes jovens com diabetes tipo 1, o uso da bomba de infusão de insulina, em comparação com a terapia com injeção, foi associado a menores riscos de hipoglicemia grave e cetoacidose diabética, e com melhor controle glicêmico.

Leia também: ‘Diabetes tipo 1 – veja os destaques da nova diretriz da ADA’

Referências:

  • Karges B, Schwandt A, Heidtmann B, Kordonouri O, Binder E, Schierloh U, Boettcher C, Kapellen T, Rosenbauer J, Holl RW. Association of Insulin Pump Therapy vs Insulin Injection Therapy With Severe Hypoglycemia, Ketoacidosis, and Glycemic Control Among Children, Adolescents, and Young Adults With Type 1 Diabetes. JAMA. 2017;318(14):1358–1366. doi:10.1001/jama.2017.13994
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar