Bronquiolite viral aguda: nebulização com soro fisiológico pode servir como tratamento ativo?

Uma análise investigou se a nebulização com soro fisiológic pode ser considerada um tratamento ativo para bronquiolite viral aguda em crianças pequenas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Uma recente meta-análise conduzida por House e colaboradores (2020) e publicada na revista JAMA Pediatrics sugere que a nebulização com soro fisiológico (SF 0,9%) pode ser considerada um tratamento ativo em contraposição a placebo em estudos que avaliam terapias para bronquiolite viral aguda em crianças pequenas.

médico investigando criança com bronquiolite viral aguda

Nebulização com soro fisiológico na bronquiolite

Para a realização desse estudos, os autores se basearam no fato de que, na maioria dos ensaios clínicos randomizados, a nebulização com SF0,9% é usada como placebo, o que é lógico, já que o soro também é usado como o veículo para nebulização do tratamento ativo. Entretanto, uma melhora consistente acima das taxas esperadas em pacientes que receberam placebo foi observada em ensaios com broncodilatadores. A natureza crescente e decrescente da bronquiolite pode explicar esses achados porém, dada a forte tendência de melhora, os pesquisadores questionaram se também era possível que a nebulização com SF 0,9% esteja atuando como um agente eficaz no tratamento da doença.

No estudo, denominado “Evaluating the Placebo Status of Nebulized Normal Saline in Patients With Acute Viral Bronchiolitis A Systematic Review and Meta-analysis”, House e colaboradores (2020) pesquisaram dados a partir do MEDLINE (de 1946 a março de 2019) e Scopus de (1976 a março de 2019). Foram analisadas também as bibliografias dos estudos incluídos e revisões sistemáticas relevantes, para ensaios clínicos randomizados que avaliaram terapias baseadas em nebulização para o tratamento da bronquiolite.

LEIA TAMBÉM: Vitamina D pode reduzir risco de infecções respiratórias agudas?

Metodologia

Foram incluídos ensaios clínicos randomizados comparando crianças de até dois anos de idade com bronquiolite que foram tratadas com nebulização com SF0,9%. Os estudos que incluíram um grupo de tratamento que recebeu um placebo alternativo foram incluídos para comparação da nebulização com SF 0,9% com outros placebos. A abstração dos dados foi realizada de acordo com as diretrizes do PRISMA. Modelos meta-analíticos ponderados por variância e efeitos fixos e aleatórios foram utilizados. As estimativas combinadas da associação com escores respiratórios, taxas respiratórias e saturação de oxigênio dentro de 60 minutos de tratamento foram geradas para nebulização com SF 0,9% versus outro placebo e para alteração antes e depois de receber a nebulização com SF 0,9%.

Foram incluídos 29 estudos englobando 1.583 pacientes. As diferenças médias padronizadas nos escores respiratórios para nebulização com SF 0,9% versus outro placebo (três estudos) favoreceram nebulização com SF 0,9% por -0,9 pontos (IC 95%, -1,2 a -0,6 pontos) aos 60 minutos após o tratamento (P <0,001). Não houve diferenças na frequência respiratória ou saturação de oxigênio comparando nebulização com SF 0,9% com outro placebo. A diferença média padronizada no escore respiratório (25 estudos) após nebulização com SF 0,9% foi de -0,7 (IC 95%, -0,7 a -0,6; I2 = 62%). A diferença média ponderada nos escores respiratórios usando uma escala consistente (13 estudos) após a nebulização com SF 0,9% foi de -1,6 pontos (IC 95%, -1,9 a -1,3 pontos; I2 = 72%). A diferença média ponderada da frequência respiratória (17 estudos) após a nebulização com SF 0,9% foi de -5,5 respirações por minuto (IC 95%, -6,3 a -4,6 respirações por minuto; I2 = 24%). A diferença média ponderada na saturação de oxigênio (23 estudos) após a nebulização com SF 0,9% foi de -0,4% (IC 95%, -0,6% a -0,2%; I2 = 79%).

E MAIS: 7 Mitos e verdades sobre as doenças respiratórias

Resultados

De acordo com o estudo, pacientes com bronquiolite tratados com nebulização com SF 0,9% apresentaram melhora significativa na frequência respiratória e no escore respiratório após o tratamento, embora a saturação de oxigênio permanecesse inalterada. Além disso, quando comparados aos pacientes tratados com outros placebos, aqueles tratados com nebulização com SF 0,9% apresentaram melhoras maiores nos escores respiratórios pós-tratamento.

O estudo concluiu que a nebulização com SF 0,9% pode não ser um placebo inerte para pacientes com bronquiolite e deve ser mais estudada para estabelecer o significado clínico de qualquer resultado potencial do tratamento.

Bronquiolite: revisão sistemática das diretrizes de prática clínica

Referências bibliográficas:

  • HOUSE, S. A.; GADOMSKI, A. M.; RALSTON., S. L. Evaluating the Placebo Status of Nebulized Normal Saline in Patients With Acute Viral Bronchiolitis A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Pediatrics, 2020, doi:10.1001/jamapediatrics.2019.5195
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades