Catástrofes de saúde: como atua o médico de família e comunidade (MFC)? [podcast]

Neste quarto podcast da Série de Emergências Médicas, saiba sobre a atuação do médico de família e comunidade em situações de catástrofe.

Desastres naturais e conflitos armados geram importantes impactos para a saúde coletiva. Esses eventos de múltiplas vítimas acabam produzindo uma forte pressão sobre o sistema de saúde, que em certos casos, pode ter uma limitação de infraestrutura para realizar o acolhimento e tratamento dessas pessoas.

O médico de família possui um importante papel nesse tipo de situação, tendo em seu modelo de atuação a opção de atuar em todos os cenários de prevenção de eventos, suporte imediato e no processo de reconstrução pós-evento.
As situações de múltiplas vítimas marcam fortemente o coletivo.

Os impactos sobre as rotinas, infraestrutura e também no funcionamento psicológico da  comunidade são evidentes. O profissional que atua na atenção primária à saúde lida diretamente com as consequências de longo prazo desse tipo de situação.

O treinamento adequado e a formação profissional para esse tipo de contexto é imprescindível para o fortalecimento do sistema único de saúde e sua atuação intersetorial.

Neste quarto episódio em podcast da Série de Emergências Médicas, Marcelo Gobbo aborda as formas de atuação do médico de família e comunidade em situações de múltiplas vítimas.

Ouça agora!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Emergências Médicas – Atendimento às vítimas de trauma

A nova série Emergências Médicas – Atendimento às vítimas de trauma tem por objetivo realizar atualizações sobre a abordagem de grandes desastres, trazendo suas especificidades à tona, através dos cenários mais frequentes na realidade brasileira. O trauma é uma das principais causas de morte prevenível, principalmente em pacientes jovens, resultando em um enorme número de anos potenciais de vida perdidos e gerando grande impacto socioeconômico. Assim, como o atendimento de vítimas de trauma é extremamente complexo e requer treinamento específico, é fundamental ao médico que atende em pronto-socorro, independente da especialidade, estar preparado para atender essas vítimas. Não deixe de conferir os próximos episódios!

Veja também:

Tópicos abordados no episódio:

  • O que são eventos de catástrofe na saúde
  • As diferentes etapas do suporte às situações de catástrofe com múltiplas vítimas
  • A atuação do médico de família e comunidade em diferentes frentes de trabalho

Saiba mais: Paracentese – Dicas de Ouro

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.