CBEMEDE 2022: Ultrassonografia à beira-leito em emergência pediátrica

Uma palestra muito interessante no CBMEDE 2022 mostrou as aplicações do point-of-care ultrasound (POCUS) na emergência pediátrica.

Uma palestra muito interessante no VIII CBMEDE (Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica) mostrou as aplicações do point-of-care ultrasound (POCUS) em emergência pediátrica. A palestrante foi a Dra. Marcela Preto Zamperlini (São Paulo/SP), referência no assunto. 

ultrassom à beira-leito, conhecido como POCUS, para uso em emergências

A palestra

De acordo com a Dra. Marcela, o POCUS deve ser visto como uma extensão do exame físico e pode ser feito por diferentes profissionais de saúde. Sua utilização exige treinamento apropriado e a literatura mostra um importante impacto positivo no cuidado dos pacientes em diversos cenários de emergência em pediatria.  

A palestrante mostrou os dados de sua importante tese de doutorado, cujo objetivo foi investigar a acurácia diagnóstica do POCUS de pulmão, realizado por emergencistas pediátricos treinados, para diagnóstico de síndrome torácica aguda (STA) em pacientes pediátricos com anemia falciforme. O estudo, observacional e prospectivo, foi realizado na unidade de pronto-atendimento de um hospital infantil urbano de cuidados terciários e publicado no periódico Pediatric Blood Cancer em maio desse ano. Foram incluídas crianças com histórico de anemia falciforme que fossem realizar radiografia de tórax (RXT) por suspeita de STA. O POCUS de pulmão foi realizado por emergencistas pediátricos treinados e interpretado como positivo ou negativo para consolidação pulmonar, sendo que o padrão de referência foi a interpretação do RXT pelo emergencista como positivo ou negativo para consolidação. O estudo mostrou que o POCUS de pulmão teve uma sensibilidade significativamente maior (97% versus 47% p < 0,0001) e menor especificidade (88% versus 100% p = 0,031) em comparação à RXT e os demais resultados sugerem que a ultrassonografia pulmonar pode atuar como método de imagem de primeira linha em crianças falcêmicas com suspeita de STA. 

O Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo possui um programa bastante recente de residência e fellowship em ultrassom point-of-care. As inscrições para o processo seletivo têm previsão de abertura para 01/10/2022 através do link.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.