Checklist do diagnóstico seguro na emergência [e-book]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

As heurísticas são processos cognitivos empregados em decisões não racionais, sendo estratégias definidas que ignoram parte da informação com o objetivo de tornar uma escolha mais fácil e rápida. São verdadeiros atalhos mentais empregados em praticamente todos os julgamentos que fazemos no dia a dia, seja na hora de comprarmos um carro, seja ao traçarmos o perfil das pessoas com quem convivemos e, para nós médicos, no momento em que consideramos hipóteses diagnósticas para determinado paciente.

Em muitos casos as heurísticas são boas e nos ajudam a tomar decisões rápidas e com resultados satisfatórios, mesmo que imperfeitos ou incompletos. No entanto, o uso destes atalhos mentais também pode conduzir a erros sistemáticos, sendo estes chamados de vieses cognitivos.

diagnostico seguro

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Diagnóstico seguro

Como tomadores de decisão em saúde, médicos estão sujeitos a vieses o tempo todo de modo que se torna impossível tomarmos uma decisão que não esteja sujeita a um viés. No entanto, há formas de minimizarmos esses vieses, evitando assim erros sistemáticos e decisões diagnósticas e terapêuticas.

O primeiro passo para se evitar um viés é conhecendo dos mesmos. Portanto, é de suma importância que o médico tenha conhecimento das principais heurísticas presentes no raciocínio clínico. Entendendo como essas heurísticas funcionam e como nos deparamos com pensamentos como esses no dia a dia é o primeiro passo para diminuirmos os riscos de um erro diagnóstico.

Pensando nisso, a PEBMED preparou um checklist de situações de alto risco de erro e que, portanto, os médicos devem detectar essas situações na prática clínica e tomar medidas para evitar a ocorrência desses vieses. CLIQUE AQUI E BAIXE GRÁTIS NOSSO CHECKLIST PARA O DIAGNÓSTICO SEGURO NA EMERGÊNCIA!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

3 comentários

  1. Hildanete Leôncio

    Muito bom estes conteúdos muito obrigado!

  2. Muito bom o conteúdo.

  3. Ótimo conteúdo para prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar