Leia mais:
Leia mais:
Cirurgia intrauterina para correção de meningomielocele

Cirurgia intrauterina para correção de meningomielocele

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A meningomielocele é uma das formas mais tradicionais de deformidade do tubo neural, induzindo a uma exposição da medula espinhal a atmosfera externa. Trata-se de uma má-formação com grande incidência mundial, onde só no Brasil cerca de 1,9 a cada 10.000 nascidos vivos apresentam a patologia.

Os portadores desta doença podem apresentar déficit motor e cognitivo em variados graus, incontinência do sistema urinário, intestinal e alterações no sistema nervoso central. Além disso, é comum o desenvolvimento da dilatação dos ventrículos cerebrais ocasionando na hidrocefalia.

Leia também: Conteúdos de Reprodução Humana e muito mais no Whitebook!

Cirurgia intrauterina para correção de meningomielocele

Tratamento

Para correção desta enfermidade, até 2011 apenas o tratamento cirúrgico pós-nascimento estava validado e amplamente utilizado. Este consistia em realizar a sutura da medula através da metodologia de fechamento por planos. Porém esta técnica acarretava na fixação da medula ao sítio cirúrgico e, devido ao desenvolvimento da criança, em outras alterações neurológicas que surgiam atribuídas ao estiramento do nervo.

Ainda que, conforme o estudo de Bevilacqua e Pedreira (2015), cerca de 70% dos casos de meningomielocele possam ser prevenidos com a elevação dos níveis séricos de ácido fólico até a sétima semana gestacional (período final do fechamento do tubo neural), pouco se podia fazer nos casos onde a patologia era identificada após este período.

Cirurgia intrauterina

Surge então, a cirurgia fetal para correção de meningomielocele. Estudos apontam que os indivíduos submetidos à técnica de correção intraútero, obtém melhor prognóstico neuropsicomotor ao nascer e redução da necessidade de derivação ventrículo-peritoneal, além de possuir o dobro de chances de deambular.

É importante que cada caso seja avaliado de maneira individual, onde o binômio mãe e filho deve ser considerado, onde é imprescindível que a equipe multidisciplinar seja treinada e qualificada, com retaguarda de UTI para ambos. Desta forma, a mãe deve ser recepcionada na instituição de saúde com antecedência, para que esta possa ser orientada e assistida pela equipe multidisciplinar podendo assim minimizar o aparecimento de eventos.

Saiba mais: Anemia megaloblástica na gestação – Parte 1

No centro cirúrgico o enfermeiro e sua equipe devem disponibilizar os materiais e insumos necessários para o procedimento, além das verificações necessárias às cirurgias de grande porte, como por exemplo, a confirmação de reserva de hemocomponentes junto ao banco de sangue. É importante ressaltar que este procedimento deve ser realizado com todas as medidas para Latex Free.

Todo o fluxo institucional implementado para o atendimento deste procedimento, deve ser constantemente revisado, testado e treinado, já que esta cirurgia pode resultar em um parto prematuro com possível necessidade de reanimação neonatal. Ressalta-se mais uma vez a grande importância de reconhecer possíveis complicações, utilizando em todo o processo operatório as orientações do protocolo de cirurgia segura, priorizando a segurança do feto e da mãe.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Silva MA de L, Carvalho R de. Atuação no intraoperatório da correção cirúrgica de mielomeningocele a “céu aberto” intraútero. Rev SOBECC [Internet]. 1º de junho de 2015. # Paz JVC da, Duarte GSM, Junior C de JC, Castro FKCB, Rosário LCV do, Pinheiro RCA, Goulart Neto J da C, Nascimento NDM, Alves APD, Araújo LCD, Ranha BC, Oliveira CMT, Cerqueira Neto JP de, Salgado DRGB, Leal DAP. Analysis of fetal surgery as a treatment for myelomeningocele: fetoscopy repair versus open repair a systematic review. RSD [Internet]. 2022 Mar.19. # CRUZ, Marcela Leal da. Avaliação urológica de pacientes submetidos à correção de mielomeningocele in utero: estudo prospectivo. 2015. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015. # Bevilacqua, Nicole Silva e Pedreira, Denise Araujo LapaFetoscopy for meningomyelocele repair: past, present and future. Einstein (São Paulo) [online]. 2015;13(2).
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.