Cirurgia mais adequada para o tratamento da instabilidade traumática do ombro

Estudo comparou o sucesso de duas técnicas para o tratamento da instabilidade traumática do ombro em jovens do sexo masculino.

A luxação de ombro decorrente de lesões esportivas tem frequência elevada e comumente requer cirurgias para o tratamento da instabilidade articular. Mais de uma técnica cirúrgica pode ser utilizada para o tratamento dessa condição, sendo populares a execução do reparo labral e ligamentar artroscópico descrito por Bankart e a cirurgia de Latarjet, realizada com técnica aberta envolvendo a transferência do processo coracoide da escápula para a glenoide.

Leia também: Impacto da pandemia de covid-19 nos casos de capsulite adesiva do ombro

Cirurgia mais adequada para o tratamento da instabilidade traumática do ombro

Métodos

Um recente estudo multicêntrico randomizado comparou o sucesso das duas técnicas para o tratamento da instabilidade traumática do ombro em jovens do sexo masculino. A amostra incluiu 122 jovens com idade média de 21 anos (com idade variando entre 16 e 25 anos) com instabilidade anteroinferior traumática do ombro. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o grupo B (Bankart artroscópico) e o grupo L (Latarjet aberto).

Desfechos

O desfecho primário foi a recorrência da instabilidade, ou seja, luxação em um período de dois anos. As medidas secundárias incluíram apreensão clínica, nível de atividade esportiva, escala visual analógica de dor, e de escores específicos para a avaliação de instabilidade do ombro (Western Ontario Shoulder Instability Index, Oxford Shoulder Instability Score, Constant Score e Subjective Shoulder Value score), além da progressão das mudanças osteoartríticas avaliadas com o uso de radiografias e ressonância magnética.

Resultados

Dos 122 participantes incluídos no estudo, 91 estavam disponíveis para análise no seguimento de dois anos (taxa de desistência de 25%). Dez pacientes (21%) no grupo B e um paciente (2%) no grupo L apresentaram luxação secundária, p=0,006. Um paciente (9%) no grupo B e cinco pacientes (56%) no grupo L voltaram ao seu nível de esporte competitivo anterior (p=0,004) no seguimento. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em nenhuma das outras medidas secundárias.

Saiba mais: O efeito do ácido tranexâmico no reparo artroscópico do manguito rotador

Conclusão e mensagem prática

O estudo sugere que o reparo de Bankart artroscópico apresenta um risco significativo de luxações pós-operatórias a curto prazo em comparação com a cirurgia de Latarjet no tratamento da instabilidade anteroinferior traumática em jovens do sexo masculino devendo esse fator ser levado em consideração na escolha da técnica mais adequada para a abordagem cirúrgica.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Kukkonen J, Elamo S, Flinkkilä T, Paloneva J, Mäntysaari M, Joukainen A, Lehtinen J, Lepola V, Holstila M, Kauko T, Aarimaa V, FINNISH (Finnish Instability Shoulder Study) Investigators. Arthroscopic Bankart versus open Latarjet as a primary operative treatment for traumatic anteroinferior instability in young males: a randomised controlled trial with 2-year follow-up. Br J Sports Med. 2022 Mar;56(6):327-332. DOI: 10.1136/bjsports-2021-104028.  

Especialidades