Página Principal > Emergências > Clorexidine do novo merthiolate pode causar reações alérgicas

Clorexidine do novo merthiolate pode causar reações alérgicas

O Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulamentação de medicamentos, emitiu um alerta a todos os profissionais de saúde sobre relatos de reações alérgicas raras, mas graves, ao clorexidine do novo merthiolate.

A recomendação do FDA é de que os médicos sempre questionem seus pacientes sobre reações alérgicas a qualquer anti-séptico antes de recomendar ou prescrever produtos com clorexidine.

Além disso, também é recomendado aconselhar os pacientes a procurar atendimento imediato caso experimentem algum sintoma alérgico ao usar os produtos, como dificuldade respiratória, inchaço da face, urticária, erupção cutânea grave, entre outros.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre 1969 a 2015, mais de 40 casos de anafilaxia relacionada ao clorexidine tópico foram relatados ao FDA; mais de metade das reações relatadas ocorreu após 2010.

A clorexidina é utilizada, principalmente, para limpar e preparar a pele antes de cirurgias e injeções, com o objetivo de ajudar a reduzir as bactérias que potencialmente podem causar infecções cutâneas.

Veja também: ‘FDA proibe luvas com talco; entenda aqui’

Referências:

  • https://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm539575.htm

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.