Leia mais:
Leia mais:
Como as equipes de Saúde da Família podem atuar em desastres ambientais?
Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes
Desastres naturais e não naturais: ações de enfermagem na atenção primária à saúde
Como realizar a identificação humana em cadáveres desconhecidos e situações de desastre?

Como agir num caso de um evento com múltiplas vítimas?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Desastres naturais, em consequência ou não da ação humana, acidentes em ambientes e acidentes automobilísticos são as principais causas de incidentes com múltiplas vítimas. O Ministério da Saúde define como acidentes com múltiplas vítimas aqueles acidentes que envolvam cinco ou mais vítimas.

É um cenário especialmente importante de ser avaliado pois geralmente esses incidentes levam à um colapso da cadeia de atendimento, desde o atendimento pré-hospitalar, transporte até a unidade que receberá esse paciente.

Ao considerar que um incidente com múltiplas vítimas pode gerar uma demanda de atendimento superior à capacidade, foram criados os protocolos de triagem de incidentes, de modo a priorizar o atendimento dos pacientes que são viáveis e mais necessitam de atendimento. Entre os protocolos de triagem mais utilizados no mundo, está o protocolo START.

Desastres naturais e não naturais: ações de enfermagem na atenção primária à saúde

múltiplas vítimas

Protocolo START

START é a sigla para Simple Triage and Rapid Treatment (triagem simples e tratamento simplificado), que classifica a vítima em quatro cores:

  • Vermelho: vítimas graves porém com chances de sobreviver se receberem tratamento rápido.
  • Amarelo: vítimas que podem aguardar até 1 hora para receberem tratamento.
  • Verde: vítimas com ferimentos leves, com capacidade de deambulação preservada e que podem até ajudar no manejo de outras vítimas
  • Preto (ou cinza): vítimas em parada cardiorrespiratória. Inviáveis.

Como realizar a classificação?

Avaliando quatro critérios: capacidade de deambulação, respiração (após abertura de vias aéreas), pulso e nível de consciência.

  • Deambula? Se sim, classificar como verde Se não, seguir para as próximas etapas
  • Respira após abertura de vias aéreas? Se não, classificar como preto. Se FR > 30 irpm, classificar como vermelho. Se FR < 30 irpm, continuar para a próxima etapa
  • Pulso e enchimento capilar: se enchimento capilar > dois segundos ou pulso radial ausente, classificar como vermelho. Se enchimento capilar ≤ dois segundos ou pulso radial presente, seguir para a próxima avaliação.
  • Nível de consciência: Se inconsciente ou incapaz de responder a perguntas simples, classificar como vermelho. Se capaz de responder e realizar perguntas e comandos simples, classificar como amarelo.

As vítimas classificadas como vermelho devem ser as primeiras a serem atendidas e removidas a seguir atender e remover as vítimas classificadas como amarelo. As vítimas classificadas como preto, devem receber atendimento apenas depois que as demandas dos grupos vermelho e amarelo terem sido atendidas, pois necessitarão de intervenções que demandam mais tempo e tem menor chance de sobrevida.

Leia também: Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes

Vale destacar que a classificação é dinâmica, ao longo do atendimento uma vítima pode variar de um grupo para o outro.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.