Leia mais:
Leia mais:
Quais os fatores de risco para náuseas e vômitos pós-cesariana?
NVPO: quais são os fatores de risco na pós cesariana?
Efedrina x fenilefrina para hipotensão arterial em cesárea
Projeto Parto Adequado consegue evitar mais de 20 mil cesarianas desnecessárias no país
Quais os critérios para realização de parto vaginal em pacientes com cesariana prévia?

Como reduzir infecções em sítio cirúrgico de cesariana?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi publicado recentemente um estudo quase experimental, pré-intervenção e pós-intervenção de mulheres submetidas a parto cesáreo a partir de 23 semanas de gestação entre janeiro de 2015 e junho de 2018 em um único centro de atendimento terciário.

Foi implementado um pacote cirúrgico baseado em evidências, dirigido a residentes, excluindo mulheres que foram submetidas a cesariana de emergência ou corioamnionite.

O pacote incluiu antibióticos profiláticos de rotina (cefazolina e azitromicina), preparação da pele com solução de clorexidina degermante e alcoólico, uso de tricótomo elétrico em vez de navalha, limpeza vaginal com iodopovidona, remoção da placenta pela tração do cordão umbilical, síntese do tecido subcutâneo se espessura da ferida maior que 2 cm, síntese da pele, remoção do curativo entre 24 e 48 horas e uso de sabão de clorexidina no pós-operatório.

Leia mais: Parto normal após uma cesárea é seguro em gestações gemelares?

O desfecho primário foi infecções do sítio cirúrgico (infecções incisionais superficiais e profundas) que ocorreram até seis semanas após o parto. Os resultados foram comparados entre o período de pré-implementação (janeiro de 2015 a agosto de 2016) e o período de pós-implementação (dezembro de 2016 a junho de 2018).

No total, 1.624 gestantes foram submetidas a parto cesáreo na pré-implementação e 1.523 pós-implementação, respectivamente; 1.100 mulheres no período de pós-implementação foram equiparadas a 1.100 mulheres no período de pré-implementação.

A taxa de infecções do sítio cirúrgico na coorte foi significativamente menor no período pós-implementação em comparação com o período pré-implementado (2,2% [33/1.523] vs 4,5% [73/1.624]; odds ratio [OR] 0,47 [95% IC 0,31-0,71]; P <0,001). Esta diminuição na taxa de infecções do sítio cirúrgico permaneceu estatisticamente significativa após o pareamento (1,9% [21/1,100] vs 4,1% [45/1,100]; OR 0,46 [0,27-0,77]; P <0,001).

Neste estudo foi possível concluir que após a implementação de uma iniciativa de qualidade orientada para residentes usando um pacote cirúrgico, observou-se uma diminuição significativa nas infecções por cirurgia cesariana.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Kawakita T, Iqbal SN, Landy HJ, Huang JC, Fries M. Reducing Cesarean Delivery Surgical Site Infections: A Resident-Driven Quality Initiative. Obstet Gynecol. United States; 2019 Jan;
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar