Leia mais:
Leia mais:
Gravidez e transtornos de humor: uso de lítio na gestação é seguro?
Lítio pode ter efeitos benéficos para pacientes com Alzheimer
Como tratar episódios de Mania em idosos?
Lítio na água pode proteger contra demência!
Lítio versus valproato na prevenção de suicídio

Como tratar episódios de Mania em idosos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo publicado no American Journal Of Psychiatry, pesquisadores realizaram uma meta-análise para comparar a eficácia e tolerabilidade do lítio e do divalproex (ácido valpróico/valproato) no tratamento de episódios de mania em pacientes idosos com transtorno bipolar.

Para o estudo, foram selecionados 224 pacientes internados e ambulatoriais de 60 anos ou mais com transtorno bipolar I, que apresentaram episódios de mania, hipomania ou misto. Os participantes foram randomizados para tratamento com lítio (concentração sérica alvo: 0,80-0,99 mEq/L) ou divalproex (concentração sérica de valproato alvo: 80 – 99 μg/mL) durante 9 semanas.

As taxas de abandono foram semelhantes para o lítio e o divalproex (14% e 18% na semana 3, e 51% e 44% na semana 9, respectivamente). Os grupos não diferiram significativamente na tolerabilidade (incluindo sonolência e sedação).

Você sabia? ‘Lítio na água pode proteger contra demência!’

Após o dia 28, em comparação com o grupo tratado com lítio, o dobro de pacientes que receberam divalproex precisaram iniciar também lorazepam diário (20% vs. 10%); < 20% exigiram risperidona adjuvante após o dia 21.

Os dois tratamentos foram substancialmente eficazes para a mania e tiveram respostas e taxas de remissão semelhantes, no entanto, o lítio reduziu de forma mais efetiva os sintomas, com um tamanho de efeito médio. Os resultados foram semelhantes em análises exploratórias em pacientes com idade > 70 ou com episódios mistos.

Com base nesses achados, os pesquisadores concluíram que tanto o lítio quanto o divalproex foram adequadamente toleráveis e eficazes, mas o lítio foi associado a uma maior redução nos escores de mania ao longo de 9 semanas.

Veja também: ‘Lítio versus valproato na prevenção de suicídio’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • GERI-BD: A Randomized Double-Blind Controlled Trial of Lithium and Divalproex in the Treatment of Mania in Older Patients With Bipolar Disorder. Published online: August 04, 2017 | https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2017.15050657
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.