Comparação da taxa de expulsão do DIU inserido em diferentes momentos do puerpério

Estudo comparou a taxa de expulsão de DIU no puerpério quando colocado precocemente (2 a 4 semanas) ou de intervalo (após 6 semanas).

As puérperas são orientadas a agendar uma consulta de pós-parto após 6 semanas do parto. Esse tempo tem mais um caráter histórico e de opinião de especialistas, do que evidência científica propriamente dita. A necessidade de discutir contracepção se faz necessária em um tempo inferior a esse, visando reduzir gestação não planejadas e com intervalo curto entre os partos. Dentro dessa discussão de contracepção no puerpério, destacam-se os métodos de longa duração, como os dispositivos intrauterinos (DIU), um método barato e de alta eficácia. A inserção do DIU é normalmente orientada em até 48 horas após o parto ou após 30 a 40 dias.

Leia também: Risco de gravidez ectópica durante o uso de dispositivos intrauterinos de levonorgestrel (DIU)

Mas será que poderíamos inseri-lo nesse intervalo de tempo (48 horas a 4/6 semanas)? Um estudo recentemente publicado no JAMA objetivou comparar a taxa de expulsão de DIU pós-parto quando colocado precocemente (2 a 4 semanas) ou de intervalo (após 6 semanas).

Comparação da taxa de expulsão do DIU inserido em diferentes momentos do puerpério

Metodologia

Trata-se de um ensaio clinico randomizado e multicêntrico, realizado em quatro centros acadêmicos nos Estados Unidos, de 2018 a 2021.

As mulheres eram abordadas no período pós-parto e randomizadas para inserção do DIU de 14 a 28 dias (inserção precoce) ou de 42 a 56 dias (inserção de intervalo). As mulheres poderiam optar pelo dispositivo de cobre ou hormonal.

A posição dos dispositivos inseridos já eram conferidos por ultrassonografia no momento da inserção.

As pacientes retornaram em seis meses para uma nova avaliação ginecológica e novo exame de ultrassom.

Os desfechos analisados foram a expulsão parcial ou total dos dispositivos ou outros desfechos desfavoráveis relacionados a presença do DIU, como infecção pélvica, expulsão parcial e mal posicionamento.

Saiba mais: Comparação da inserção guiada e não guiada por ultrassom do DIU no período pós-parto imediato

Principais achados

Foram abordadas 642 mulheres no puerpério com desejo de inserção de DIU pós-parto, mas após excluídas por diferentes fatores, foram analisadas 294 participantes (149 no grupo de inserção precoce [grupo estudo] e 145 no grupo inserção de intervalo [grupo controle]).

As características das mulheres eram muito semelhantes entre os dois grupos e a maioria delas escolheram a inserção do DIU hormonal (62% grupo estudo e 68,5% grupo controle).

Após análise primária, as taxas de expulsão completa foram 3 de 149 (2,0% [95% CI, 0,4%-5,8%]) no grupo estudo e 0 de 145 (0% [95% CI, 0,0%-2,5%]) no grupo controle. A diferença entre os grupos foi de 2,0 (95% CI, -0,5 a 5,7) pontos percentuais (P = 0,04), o que é consistente com a inserção de 2 a 4 semanas não sendo inferior à colocação de intervalo.

Expulsão parcial ocorreu em 14 (9,4% [95% CI, 5,2%-15,3%]) participantes no grupo estudo e 11 (7,6% [95% CI, 3,9%-13,2%]) participantes na inserção de intervalo (diferença entre os grupos, 1,8 [95% CI, -4,8 a 8,6] pontos percentuais).

Conclusões

Colocação do DIU em 2 a 4 semanas após o parto em comparação com 6 a 8 semanas após o parto não foi inferior para expulsão completa, mas não para expulsão parcial. Compreender o risco de expulsão do DIU durante o período pós-parto permite que pacientes e médicos façam escolhas informadas sobre o momento da colocação do DIU pós-parto com base nos objetivos e preferências da paciente.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Averbach S, Kully G, Hinz E, et al. Early vs Interval Postpartum Intrauterine Device PlacementA Randomized Clinical TrialJAMA. 2023;329(11):910–917. DOI: 10.1001/jama.2023.1936