Comparativo de eficácia e aceitabilidade entre DIU de prata e de cobre

Estudo recente teve como objetivo avaliar a aceitação e continuidade do DIU de prata (TCu380Ag) comparado ao de cobre tradicional (TCu380A).

O DIU de cobre é um método contraceptivo de longa duração, reversível, de alta eficácia e baixo custo; a adição de prata no dispositivo, parece diminuir os efeitos colaterais, principalmente o aumento do sangramento menstrual.

Anticonceptivo intrauterino (AIU) de cobre e prata é um dispositivo feito de plástico (polietileno). As porções medial e distal da haste vertical são envolvidas por cobre com aproximadamente 380 mm², apresentam também um núcleo de prata enrolado na haste e possuem 99,9% de pureza de cobre e prata.

Estudo preliminares do mesmo grupo de estudo, haviam publicado que o TCu380Ag, após um ano da inserção, tinha maior taxa de continuidade e menos efeitos colaterais.

Comparativo de eficácia e aceitabilidade entre DIU de prata e de cobre

Metodologia

Trata-se de um estudo multicêntrico do tipo ensaio clínico randomizado, desenvolvido de 2015 a 2021. O objetivo primário foi a avaliação da taxa de continuação, razões para descontinuação, eficácia e efeitos colaterais do TCu380Ag em três tamanhos (maxi, mini e padrão) em comparação com o TCu380A em cinco anos de uso. O objetivo secundário foi comparar as complicações relatadas.

Resultados

Foram analisadas 600 mulheres, de 25 a 35 anos. Apenas 1 caso de gravidez após inserção do DIU foi relatada, mas por tratar-se de malformação uterina não relatada, os dados dessa paciente foram retirados da análise. Assim, ambos tipos de DIU apresentaram 100% de eficácia.

Leia também: Contraceptivos hormonais e atraso na fertilidade

A taxa de continuação total foi de 79,9% no primeiro ano a 36,5% no 5º ano. E após cinco anos de observação, o grupo de mulheres com TCu380Ag apresentou maior taxa de continuação, quando comparado ao grupo TCu380A (45% versus 35%; P=0,010).

TCu380Ag apresentou menos efeitos colaterais: sangramento menstrual intenso (16,6% versus 34,1%; P < 0,001), dor abdominal (12,1% versus 23,0%, P=0,001), expulsões (4,4% versus 8,7%; P < 0,050) e menos interrupções devido a efeitos colaterais contraceptivos (42,7% versus 56,9%, P=0,012). O Mini TCu380Ag apresentou as maiores taxas de continuação e menor irregularidade menstrual (P < 0,050).

Mensagens finais

  • A contracepção reversível de longa duração deve ser oferecida como primeira linha para mulheres mais jovens devido à maior eficácia contraceptiva.
  • O TCu380Ag (DIU de prata) em três tamanhos é uma alternativa ao TCu380A (DIU de cobre) para mulheres que desejam contracepção de cinco anos com igual eficácia, melhor taxa de continuação e aceitabilidade.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Bhatla N, Sehgal R, Konar H, Vivekanand A, Kriplani A, Vanamail P, Purandare CN. A five-year comparative study of efficacy and acceptability of three different sizes of TCu380Ag and TCu380A intrauterine devices. Int J Gynecol Obstet. 2023. Accepted Author Manuscript. DOI: 10.1002/ijgo.14651

Tags

DIU