Leia mais:
Leia mais:
O CDC notifica 2 mortes pediátricas relacionadas à influenza
Infecções por vírus sincicial respiratório e influenza: o sistema nervoso central também é suscetível
Complicações neurológicas associadas ao vírus Influenza em crianças hospitalizadas
Antivirais na infecção por influenza [vídeo]
Resumo semanal: Veja o que rolou de mais importante!

Complicações neurológicas associadas ao vírus Influenza em crianças hospitalizadas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesse ano, foi publicado no The Journal of Pediatrics um novo artigo com o objetivo de avaliar a incidência, identificar os fatores clínicos, epidemiológicos e virológicos associados e as características das complicações neurológicas associadas à influenza (confirmada em laboratório) em crianças hospitalizadas. Um tema tão relevante e preocupante, nesse período de surto de influenza, não poderia ficar de fora dos nossos estudos pediátricos.

Ouça também: Antivirais na infecção por influenza [podcast]

Complicações neurológicas associadas ao vírus Influenza em crianças hospitalizadas

Métodos

Um estudo de coorte analisou 1.217 crianças de 6 meses a 18 anos de idade hospitalizadas entre 2010 e 2017 com influenza confirmada em laboratório. Crianças com comprometimento imunológico ou teste positivo devido ao recente recebimento de vacina de vírus vivo ou doença recentemente resolvida foram excluídas. As complicações neurológicas associadas à influenza foram definidas como novos sinais ou sintomas neurológicos durante a doença aguda sem outra etiologia clara.

Resultados

Neste estudo, pelo menos uma complicação neurológica associada à influenza foi identificada em 10,8% (131/1217) das crianças hospitalizadas com influenza confirmada por laboratório. Convulsões (n = 97) e encefalopatia (n = 44) foram as complicações mais comumente identificadas, embora 20 hospitalizações adicionais tivessem outras complicações neurológicas associadas ao vírus. As hospitalizações com complicações neurológicas foram semelhantes em idade e tipo de influenza (A ou B). Crianças com diagnóstico neurológico pré-existente (n = 326) tiveram uma proporção maior de complicações neurológicas associadas à influenza em comparação com aquelas sem complicações neurológicas (22,7% vs 6,4%). A presença de um diagnóstico neurológico pré-existente, a falta de vacinação contra influenza sazonal e a idade ≤ 5 anos foram independentemente associadas com complicações neurológicas.

Saiba mais: Whitebook: influenza

Conclusões

As complicações neurológicas associadas à influenza são comuns em crianças hospitalizadas com diagnóstico confirmado via laboratório, particularmente aquelas com diagnósticos neurológicos pré-existentes. Uma melhor compreensão da epidemiologia e dos fatores associados são necessários para direcionar futuras investigações sobre os potenciais mecanismos neuropatológicos e estratégias de redução das complicações.

Lembramos que a vacinação é recomendada e previne complicações neurológicas nessas crianças.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Frankl S, et al. Influenza-Associated Neurologic Complications in Hospitalized Children. The Journal of Pediatrics. 2021;239:24-31.e1. doi: 10.1016/j.jpeds.2021.07.039.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.