Conheça agora mesmo os dois novos Clinical Drops sobre prurido crônico que estão disponíveis no Whitebook na nova categoria de cirurgia oncológica e como eles podem te auxiliar na prática médica!
Adenocarcinoma gástrico: cirurgia ou quimioterapia antes?
O câncer gástrico é a quarta neoplasia maligna mais comum no mundo. É também a terceira causa de óbito por câncer em homens e segunda em mulheres. O tipo histológico mais comum é o adenocarcinoma gástrico, com cerca de 90% dos casos e é sobre ele que vamos falar. A principal modalidade de tratamento do adenocarcinoma gástrico é a cirurgia. Em casos precoces pode-se lançar mão de terapias endoscópicas. O estadiamento do adenocarcinoma gástrico é baseado no tumor, acometimento linfonodal e metástases, o o sistema TNM. Confira os detalhes no conteúdo disponível no Whitebook!
Câncer de esôfago: qual a conduta inicial?
Os principais tipos de câncer de esôfago são o adenocarcinoma e o carcinoma de células escamosas ou espinocelular. Juntos eles correspondem a cerca de 95% das neoplasias malignas do esôfago. Quando falamos de câncer de esôfago, é preciso considerar a divisão dessa estrutura em esôfago cervical que se localiza entre 15 e 20 cm da arcada dentária superior (ADS), esôfago torácico que fica 20 a 40 cm da ABS e abdominal após 40 cm da ADS. e o que fazer quando você se depara com um paciente com diagnóstico de câncer de esôfago? Saiba a resposta dessa pergunta conferindo este Clinical Drops!
Paciente com diagnóstico de câncer, o que fazer?
O câncer é um conjunto de doenças malignas que envolve cerca de 200 tipos diferentes de doenças, acometendo vários órgãos e estruturas do corpo humano. É importante conhecer os tipos mais incidentes no Brasil. Em 2019, o Instituto Nacional do Câncer, o INCA divulgou as estimativas de incidência de câncer no Brasil para o triênio 2020/2022. Os tipos de câncer mais incidentes estimados para esse período excetuando-se pele não melanoma foram, em homens: próstata, cólon e reto, traqueia, brônquio e pulmão, estômago e cavidade oral; nas mulheres: mama em primeiro lugar, cólon e reto, colo uterino, traqueia, brônquio e pulmão e glândula tireoide. Assista ao vídeo neste Drops!