Leia mais:
Leia mais:
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
AAP 2021: terapia com plasma convalescente em adolescente com Covid-19 – relato de caso
AAP 2021: estratégias não farmacológicas para ansiedade em adolescentes durante a pandemia
AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19

Confirmado dois casos de nova variante do coronavírus em São Paulo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Instituto Adolfo Lutz e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmaram nessa segunda-feira, 04 de janeiro, os dois primeiros casos da nova variante do coronavírus

Inicialmente, a variante havia sido identificada no Reino Unido, inclusive, em um dos casos confirmados, uma mulher de 25 anos, residente de São Paulo, afirmou ter tido contato com pessoas que passaram pelo país. Os sintomas apresentados começaram no dia 20 de dezembro e foram: tosse, dor de cabeça e garganta, mal estar e perda de paladar. A paciente foi testada por PCR no dia 22 de dezembro. Já o caso confirmado do homem de 34 anos, ainda está sendo investigado.

nova variante do coronavírus

Linhagem B.1.1.7 do coronavírus

As contaminações foram confirmadas pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz após o sequenciamento genético ser encaminhado pelo laboratório privado Dasa. A linhagem do vírus já havia sido registrada em outros 17 países, apresentando mutações, afetando o comportamento do vírus no corpo humano e sendo 56% mais contagiosa, segundo o dado apresentado. Porém, não há confirmação que a nova cepa agrave casos ou seja resistente às vacinas já produzidas. 

Quer saber mais sobre Covid-19? Acesse nossa Revista especial sobre o tema!

As mutações do SARS-CoV-2 

As variações do SARS-CoV-2 VUI 202012/01 são resultados das alterações no gene S e, como consequência, na proteína Spike (ou proteína S) viral, que media a entrada do vírus nas células do hospedeiro. Além do potencial de recrudescimento da pandemia, o fato da proteína S ser alvo tanto de testes diagnósticos quanto de candidatos de vacina é uma grande preocupação, já que a sua mutação poderia resultar em diminuição na eficácia de ambos.

Já o gene S é um dos principais alvos de amplificação de material genético pela técnica de PCR. Por esse motivo, testes diagnósticos que se baseiam somente na detecção deste gene, podem ter sua sensibilidade reduzida na presença da nova variante, gerando maior número de casos falso-negativos.

É importante destacar que a ANVISA pondera que os testes em uso no país utilizam mais de um alvo, simultaneamente, para detecção viral, o que reduz o impacto na sensibilidade. 

 

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar