Conquistas da enfermagem em meio à pandemia de Covid-19

Em meio a tanta dor, queremos destacar os avanços que a enfermagem conquistou nesse período de pandemia de Covid-19.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Desde o início do ano, o Brasil e o mundo vivem o medo da expansão da pandemia causada pelo novo coronavírus. No dia 26 de fevereiro desse ano, tivemos o primeiro caso confirmado no território nacional e hoje já passam de 146 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados.

O protagonismo dos profissionais de saúde, que estiveram na linha de frente no enfrentamento da pandemia, foi reconhecido em todo o mundo com campanhas de aplausos na janela por reconhecimento do heroísmo desses profissionais. Muitos foram os profissionais de saúde que perderam suas vidas ao longo desses sete meses de enfrentamento à pandemia, por eles manifestamos o nosso mais sincero respeito e solidariedade aos seus amigos e familiares.

Entretanto, em meio a tanta dor, queremos destacar os avanços que a enfermagem conquistou nesse período.

Leia também: Você sabe quais são os direitos e deveres do paciente?

Conquistas da enfermagem

  1. A resolução COFEN 633/2020 regulamentou a atuação da enfermagem no atendimento pré-hospitalar durante a vigência da pandemia, sua principal modificação foi tornar facultativa a presença do auxiliar de enfermagem junto ao enfermeiro, além de regulamentar a administração de medicamentos por prescrição remota do médico regulador e o manejo de vias aéreas com ou sem dispositivos supraglóticos.
  2. A resolução COFEN 634/2020 regulamentou a teleconsulta de enfermagem, estabelecendo a necessidade do termo de consentimento e a aplicação de todo o processo de enfermagem à distância.
  3. A resolução COFEN 639/2020 representou um marco na atuação do enfermeiro, principalmente nos ambientes de alta complexidade, pois ele atribui como responsabilidade do enfermeiro o manejo do ventilador mecânico para ventilação invasiva e não invasiva e a prescrição dos cuidados de enfermagem referentes à estratégia ventilatória. Ele recomenda, ainda, que o manejo dos parâmetros ventilatórios seja realizado sob coordenação médica.
  4. Ainda na área da enfermagem de alta complexidade, a resolução COFEN 641/2020, autoriza que o enfermeiro a utilizar dispositivos extraglóticos (máscara laríngea), manipulação de pinça de Magill para desobstrução de vias aéreas superiores ou cricotireoidosmia por punção, em casos de extrema necessidade, desde que devidamente capacitado.
  5. A última resolução COFEN emitida foi a resolução 648 que autoriza o enfermeiro devidamente capacitado a realizar punção intraóssea quando acesso venoso periférico mostrar-se inviável.

Esses avanços possibilitam maior autonomia ao enfermeiro e à equipe de enfermagem, consolidando as práticas avançadas da enfermagem, que entre outros, esse é uma conquista da luta histórica da luta por autonomia profissional.

Não deixe de conferir também o Nursebook, aplicativo exclusivamente voltado para tomada de decisão em enfermagem!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags