Página Principal > Medicina Interna > Consumo de bebida muito quente aumenta risco de câncer de esôfago
xicara de cha

Consumo de bebida muito quente aumenta risco de câncer de esôfago

Tempo de leitura: 2 minutos.

Em novo artigo do Annals of Internal Medicine, pesquisadores investigaram se o consumo de bebida muito quente, junto com os outros fatores de risco, está associado ao risco de câncer de esôfago.

Para esse estudo prospectivo de coorte, pesquisadores selecionaram 456.155 pessoas entre 30 e 79 anos da China, de 2004 a 2008. A bebida analisada foi o chá. Foram excluídos da amostra indivíduos com câncer ou que reduziram o consumo de chá, álcool ou tabaco no baseline.

Os itens analisados foram:

  • A temperatura habitual e frequência em que o chá foi consumido (autorrelato);
  • Estilo de vida (autorrelato);
  • Desfecho de câncer de esôfago até 2015.

Durante um follow-up médio de 9,2 anos, 1.731 casos de câncer de esôfago foram documentados. O consumo de chá em altas temperaturas + consumo de álcool ou tabagismo foi associado a um maior risco de câncer de esôfago do que apenas tomar chá quente.

Em comparação com os participantes que bebiam chá com uma frequência menor que semanalmente e consumiam menos de 15g de álcool por dia, aqueles que bebiam chá quente e 15g ou mais de álcool diariamente apresentaram um maior risco de câncer de esôfago (hazard ratio [HR] = 5 [IC de 95%: 3,64 a 6,88]). O risco entre os fumantes que consumiam chá quente diariamente também foi maior (HR = 2.03 [IC de 95%: 1,55 a 2,67).

Conclusão

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que beber chá muito quente está associado a um risco aumentado de câncer de esôfago, quando combinado com o consumo excessivo de álcool ou tabagismo.

Entre as limitações do estudo, destaca-se o fato de que o consumo de chá foi autorrelatado, o que pode levar a uma possível classificação errada e atenuação da associação.

Você sabia? ‘Prática regular de exercícios pode prevenir 13 tipos de câncer’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Yu C, Tang H, Guo Y, Bian Z, Yang L, Chen Y, et al. Effect of Hot Tea Consumption and Its Interactions With Alcohol and Tobacco Use on the Risk for Esophageal Cancer: A Population-Based Cohort Study. Ann Intern Med. DOI: 10.7326/M17-2000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.