Consumo de leite materno por prematuros está associado ao melhor desempenho cardíaco?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos de longa data que o leite materno apresenta diversos benefícios no desenvolvimento cerebral e pulmonar, além de ser um componente essencial da saúde cardiovascular.  Esse dado é de extrema relevância, pois indivíduos que nasceram prematuros têm um risco aumentado de doenças cardiovasculares, como: ICC, HAS, hipertensão pulmonar e infarto agudo do miocárdio.

Leia também: Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM)

Diversos estudos já relataram uma associação benéfica entre consumo de leite materno no período neonatal e mecânica cardíaca em adultos que nasceram prematuros. Porém, até hoje, não se sabe se esse benefício também existe no primeiro ano de idade. 

Recentemente, foi publicado no JAMA, um estudo transversal que incluiu 180 indivíduos, sendo 80 recém-nascidos (RNs) prematuros e 100 RNs a termo. Em todos, foi realizado um ecocardiograma, sendo que nos prematuros esse exame foi realizado de 32 a 36 semanas de idade gestacional corrigida e nos recém-nascidos à termo foi realizada com 1 mês de vida. Após, todos os RNs realizaram novo ecocardiograma com 1 ano de idade. 

Esse estudo transversal contou com prematuros de idade gestacional de 26 a 28 semanas, e peso médio ao nascer de 960 g. 

Será que o maior consumo de leite materno em prematuros está associado ao melhor desempenho cardíaco no primeiro ano de vida?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Resultados

Para cada semana de aleitamento materno, os RNs prematuros tiveram maior distensão ventricular direita (índice de confiança: 95%, P<0,001), maior distensão ventricular esquerda (índice de confiança: 95%, P=0,01), maior área do ventrículo direito (índice de confiança: 95%, P=0,009), maior índice de massa do ventrículo esquerdo (índice de confiança:95%, P=0,003) e diminuição da resistência vascular pulmonar (índice de confiança: 95%, P<0,001) na idade corrigida de 1 ano.  Esses valores cardíacos se aproximaram dos valores encontrados em RNs a termo.

Saiba mais: Agosto Dourado – Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada

Não houve diferença em qualquer um desses índices com 32 semanas de idade gestacional corrigida, porém, após cada semana de aleitamento materno, a função do ventrículo direito era maior e a pressão pulmonar também (índice de confiança: 95%, P<0,001). 

Conclusão

Este estudo concluiu uma associação benéfica entre o aleitamento materno e a saúde cardiovascular em prematuros. Os RNs que consumiram maior quantidade de leite materno apresentaram melhor desempenho cardíaco com 36 semanas de idade gestacional corrigida e esse melhor desempenho se estabeleceu com 1 ano de idade. 

Levando a crer que o leite humano diminui a chance de doenças cardiovasculares a longo prazo em indivíduos que nasceram prematuros. 

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • El-Khuffash A, et al. Cardiac Performance in the First Year of Age Among Preterm Infants Fed Maternal Breast Milk. JAMA Network Open. 2021;4(8):e2121206. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.21206.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar