Leia mais:
Leia mais:
É possível tratar endocardite infecciosa esquerda com antimicrobianos orais?
Qual antibiótico utilizar em procedimentos cólon-retal?
Uso de antibióticos na gestação: existe associação com o peso de nascimento da prole?
Otite média aguda: estudo traz esclarecimentos sobre tratamentos com antibióticos e cirúrgicos
Guia de Antimicrobianos: conheça mais essa categoria do Whitebook

Contaminação dos rios com antibióticos: uma preocupação mundial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Antibióticos são muitas vezes a salvação dos pacientes, mas seu uso inadequado pode estar relacionado a diversas complicações, como aumento de resistência bacteriana, infecções por Clostridium difficile e alterações de microbioma. Esta semana, um estudo divulgado pela University of York revelou que esses efeitos negativos já se estenderam para o meio ambiente de um modo que ainda não imaginávamos: as concentrações de antibióticos encontradas em alguns dos rios do mundo ultrapassam os níveis “seguros” em até 300 vezes.

antibióticos

Antibióticos nos rios

Os pesquisadores buscaram 14 antibióticos comumente usados ​​em rios em 72 países em seis continentes. Os antibióticos foram encontrados em 65% dos locais monitorados, sendo o trimetropim o mais prevalente, detectado em 307 dos 711 locais testados. O ciproflaxacino, famoso no tratamento de infecção urinária, foi o composto que mais frequentemente excedeu os níveis de segurança, ultrapassando o limiar de segurança em 51 locais.

Os locais onde os limites “seguros” foram excedidos com mais frequência foram na Ásia e na África, mas os níveis foram preocupantes também em outros continentes. Houve correlação entre os locais de alto risco e proximidade com sistemas de tratamento de águas residuais, lixões de lixo ou esgoto e em algumas áreas de turbulência política, incluindo a fronteira israelense e palestina.

Os pesquisadores revelaram que a questão inspira preocupação, pois estes antibióticos são moléculas biologicamente ativas sendo descartadas em grande quantidade no meio ambiente. Esta situação pode ter grandes efeitos ecológicos e na saúde humana, incluindo o temido aumento da resistência aos antibióticos. Resolver o problema será um grande desafio, com necessidade de tratamento de adequado de resíduos, regulamentação mais rigorosa, além de limpeza de locais já contaminados.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar