Covid-19: níveis de PCR e resultado do tratamento de pneumonia com Tocilizumabe

Tocilizumabe está sendo utilizado no tratamento de casos graves de pneumonia por Covid-19, por neutralizar a ação da proteína IL-6.

O tocilizumabe (TCZ) é uma droga usualmente utilizada para o tratamento de casos graves ou refratários de artrite reumatoide, agindo na redução da resposta imunológica, bloqueando a ação da proteína IL-6, responsável pela inflamação crônica das articulações. Atualmente, o tocilizumabe está sendo utilizado como coadjuvante no tratamento de casos graves de pneumonia por Covid-19, por neutralizar a ação da proteína IL-6 que encontra-se muito elevada nesses pacientes. Muitos estudos já evidenciaram os  benefícios do uso desse anticorpo nos pacientes com Covid-19 principalmente em relação a diminuição  da possibilidade de ventilação mecânica e diminuição do tempo de internação hospitalar. 

Leia também: Pacientes em uso de imunossupressores têm proteção total com a vacina contra a Covid-19?

Em relação ao uso dessa droga no âmbito da infecção por SARS-CoV-2, vale a pena considerar a associação de elevados níveis de PCR e a administração de tocilizumabe em pacientes graves com pneumonia por Covid-19. Múltiplos estudos realizaram esta comparação e obtiveram resultados diferenciados. 

Covid-19 níveis de PCR e resultado do tratamento de pneumonia com Tocilizumabe

Análise francesa

O estudo francês CORIMUNO-TOCI-1 avaliou 130 pacientes com diagnóstico de Covid-19 e quadro pneumônico de moderado a grave que necessitaram de 3 L/min mas que não estavam em ventilação mecânica nem em unidade de terapia intensiva. Nesse estudo 63 pacientes receberam TCZ na dose de 8 mg/Kg EV e 67 receberam os cuidados usuais. Esse estudo que foi publicado no JAMA, apresentou um resultado onde a maior parte dos pacientes que recebeu o tratamento com TCZ não necessitou de  ventilação mecânica e tiveram alta mais precocemente. Porém não houve diferença estatística entre as  taxas de mortalidade nos dois grupos. 

Seguimento

Mais recentemente o JAMA publicou um follow-up de 90 dias desse estudo, realizado pelo Dr. Xavier Mariette do Bicetre Hospital, em Le Kremlin-Bicetre analisando a taxa de mortalidade com os níveis de  PCR. No D90 não houve diferença estatística entre os óbitos do grupo que recebeu TCZ (11%) em  comparação com o outro grupo (18%). Ainda nesse follow-up, foi analisado a interação estatística entre os níveis de PCR e a necessidade de ventilação mecânica ou óbito no D14 (endpoint primário) e evidenciou-se que dentre os pacientes que tinham PCR maior que 15 mg/dL e receberam TCZ, apenas  18% atingiram o endpoint primário em comparação com 57% do outro grupo, também com níveis elevados de PCR. 

Da mesma forma também foi evidenciado que dentre os pacientes dos dois grupos com níveis acima de 15 mg/dL de PCR, a taxa de mortalidade foi menor no grupo que recebeu TZC durante o período de 90  dias. 

Saiba mais: Anafilaxia e outras reações após vacina de mRNA da Moderna contra a Covid-19

Apesar desse follow-up demonstrar que pacientes com índices elevados de PCR obtiveram resultados melhores com o uso de TCZ, é importante salientar que existiram algumas limitações como a amostra pequena de apenas um segmento de tipo de pacientes, além do tempo de análise ter sido muito estendido. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.