Pacientes em uso de imunossupressores têm proteção total com a vacina contra a Covid-19?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes que apresentam doenças reumáticas e musculoesqueléticas em uso de imunossupressores talvez não consigam desenvolver adequadamente imunidade após a segunda dose de vacina contra a Covid-19 com tecnologia de RNA mensageiro

“Embora haja a necessidade de maiores pesquisas, pacientes em uso de imunossupressores devem estar atentos para a possibilidade do não desenvolvimento de imunidade satisfatória mesmo após a segunda dose da vacina contra Covid-19. Medidas de precauções devem ser mantidas e estimuladas nesses  pacientes”, relatou o Dr. Julie Paik médica do Hospital John Hopkins University School of Medicine

Leia também: Top 10 de maio: D-dímero, mucormicose, vacinação contra Covid-19 em gestantes e muito mais

Pacientes com doença autoimune têm proteção total com a vacina contra a Covid-19?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Método da análise

A equipe da Dr. Paik analisou um grupo de 20 pacientes com doença autoimune que não apresentaram anticorpos contra SARS-CoV-2 detectáveis cerca de 30 dias após a segunda dose da vacina (60% Pfizer e  40% Moderna). A maioria dos pacientes eram mulheres brancas em torno de 46 anos de idade. 

Saiba mais: Covid-19: Anvisa alerta que testes para diagnóstico não atestam proteção vacinal

A maioria desses pacientes possuía lúpus eritematoso sistêmico (50%) seguido de miosite (25%) e vasculite (15%) e faziam uso ativamente de imunossupressores da classe dos anticorpos monoclonais (rituximabe) ou drogas antirreumáticas ou faziam manutenção com corticoides na dose de 5 mg diariamente. O fator em comum a todos os pacientes era o uso de drogas que agiam diretamente nos linfócitos o que levaria ao entendimento da resposta não efetiva ao antígeno presente na vacina. 

Conclusão

“O uso de Rituximabe está associado aos piores desfechos em infecções pelo vírus da SARS-CoV-2, e a  maioria dos pacientes relatou o seu uso cerca de 14 dias antes da administração da vacina. Enquanto não se tem outro teste para detecção de novos anticorpos, é necessário que médicos e pacientes que fazem uso dessas medicações estejam cientes da possibilidade de uma prevenção inadequada em resposta a vacina.” 

Autor(a):

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar