Covid-19: novo teste de anticorpos IgG é aprovado no Brasil

Um novo teste para a detecção da Covid-19 é aprovado no Brasil. Desenvolvido pela Abbott Laboratories, o teste laboratorial detecta anticorpo IgG.

Um novo teste para a detecção do novo coronavírus é aprovado no Brasil. Desenvolvido pela Abbott Laboratories, o teste laboratorial para a detecção do anticorpo IgG, realizado em amostra de sangue, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esse novo teste demonstrou especificidade e sensibilidade para identificar anticorpos IgG maiores que 99% em 14 dias ou mais após o início dos sintomas.

A testagem de anticorpos é um importante passo para verificar se o indivíduo foi previamente infectado, além de proporcionar maior compreensão do vírus, incluindo quanto tempo os anticorpos permanecem no corpo e se fornecem imunidade. Esse tipo de informação é fundamental no desenvolvimento de tratamentos e vacinas.

“Concentramos os nossos esforços para trazer os testes de Covid-19 ao mercado brasileiro o mais rápido possível para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. Estamos orgulhosos por poder fornecer nossos testes de anticorpos imediatamente, pois ajudarão a entender quem teve o vírus, levando a uma maior confiança à medida que vamos retornando à normalidade”, explica Júlio Aderne, Gerente Geral da Divisão de Diagnósticos da Abbott no Brasil.

Novo teste de Covid-19 no país

O teste já está disponível em algumas unidades médicas particulares espalhadas pelo país.

“Sabemos que apenas testando a população poderemos contribuir para reverter a situação de crise em que nos encontramos. Por isso, o compromisso em expandir o portfólio com testes altamente confiáveis”, afirma Alessandro Ferreira, vice-presidente do Grupo Pardini, de Medicina Diagnóstica do Brasil, que já oferece o novo teste aos seus clientes.

Leia também: Covid-19: saiba mais sobre os diferentes tipos de testes diagnósticos registrados pela Anvisa

Os testes de anticorpos da Abbott já estão sendo utilizados em diversos países, como Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Espanha. De acordo com pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o resultado, a partir do 17º dia do início dos sintomas da Covid-19, chega a ter 99,9% de especificidade e 100% de sensibilidade.

O ensaio para IgG contra o novo coronavírus da Abbott está disponível em um sistema de alto rendimento, capaz de rodar de 100 a 200 testes a cada uma hora,ou seja, um teste com processamento bastante rápido e eficaz que pode ajudar no combate à pandemia.

Prós e contras

Sabemos que os exames sorológicos não são muito úteis para firmar um diagnóstico precoce do novo coronavírus, uma vez que as pessoas apresentam poucos anticorpos contra ele nos primeiros dias após sua invasão.

O exame ideal para realizar assim que os sintomas surgirem é o RT-PCR. Contudo, os testes sorológicos são úteis ajudar no inquérito epidemiológico da doença: verificando se um indivíduo contraiu o vírus no passado e desenvolveu anticorpos contra ele, o que sugere algum grau de proteção contra uma possível reinfecção.

Seus resultados também são empregados em pesquisas epidemiológicas que quantificam a incidência da Covid-19 em determinada população, além de auxiliar no desenvolvimento de tratamentos e vacinas.

O teste da Abbott Laboratories também recebeu autorização emergencial de uso do Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos e European Medicines Agency (EMA), da União Europeia.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.