Covid-19: OPAS pede a governantes que aumentem a capacidade de testagem

Tempo de leitura: 2 min.

Em uma coletiva de imprensa virtual, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, pediu aos governantes dos países das Américas que acelerem e ampliem a testagem para o novo coronavírus.

“Precisamos de uma visão mais clara sobre onde o vírus está circulando e quantos indivíduos foram infectados para guiar as nossas ações”, disse Carissa Etienne, ressaltando a importância da adoção ativa de medidas preventivas, enquanto se preparam para mais casos, hospitalizações e óbitos.

Dificuldades no aumento da testagem

A diretora da OPAS reconheceu a dificuldade de expandir a testagem, mas afirmou que os testes são uma medida essencial para conter a pandemia e ainda reforçou que os testes RT-PCR, que detectam o vírus em uma amostra, são considerados o “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

Isso porque ele consegue detectar o vírus logo no começo da doença. Além disso, é capaz de encontrar o material genético do vírus. Por isso, é difícil que o indivíduo receba um resultado errado se estiver nos primeiros dias da enfermidade.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Testes de Covid-19 no Brasil

A OPAS está ajudando o país na compra de 10 milhões de testes para detecção da Covid-19. O primeiro lote com 500 mil testes do tipo RT-PCR chegou há alguns dias. A previsão é de que cheguem 800 mil testes semanalmente.

Conheça os diferentes tipos de testes abaixo.

RT-PCR

O RT-PCR (reverse-transcriptase polymerase chain reaction) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, com a confirmação obtida através da detecção do RNA do novo coronavírus na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Sorologia

A sorologia verifica a resposta imunológica do organismo em relação ao vírus a partir amostra de sangue do paciente, realizado a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em indivíduos que foram expostos ao novo coronavírus.

Para que o teste possua uma maior sensibilidade, deve ser realizado, pelo menos, dez dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Leia também: Covid-19: profissionais de saúde e agentes de segurança deve ter prioridade em testes rápidos

Testes rápidos

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus).

No entanto, a maioria dos testes rápidos existentes apresenta uma sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação as outras metodologias.

O Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 75% para resultados negativos, o que pode gerar insegurança e incerteza no diagnóstico.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Autora:

Referências bibliográficas:

Compartilhar
Publicado por
Úrsula Neves

Posts recentes

Check-up Semanal: lesões pancreáticas, noradrenalina em veia perioperatória e mais! [podcast]

Check-up Semanal: lesões pancreáticas assintomáticas, noradrenalina em veia perioperatória, tofacitinibe no Covid-19 e mais!

13 horas atrás

Glaucoma agudo, miopia e o topiramato: o que todo oftalmologista deve saber?

O glaucoma agudo por fechamento angular associado ao uso de topiramato é bem descrito em…

14 horas atrás

Covid-19: Variante lambda se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

A variante lambda está em uma categoria em que se encontram outras seis mutações do…

15 horas atrás

Infecções fúngicas na Covid-19: como identificar e quando notificar?

Casos graves de Covid-19 vêm sendo associados a um aumento na incidência de infecções fúngicas,…

16 horas atrás

Quais os fatores de risco para a incapacidade de redução das luxações do ombro sem o uso de sedação?

Embora as luxações do ombro sejam comuns, o procedimento de redução costuma ser difícil, muitas…

17 horas atrás

Dia Nacional de Controle da Asma

Acredita-se que cerca de 87% das pessoas que têm ciência do diagnóstico de asma, não…

18 horas atrás