Cuidados paliativos: dicas práticas na abordagem e controle da dor

Para este mês, em homenagem ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos (CP), celebrado no dia 12 de outubro, preparamos um e-book com dicas para o manejo da dor.

Para este mês, em homenagem ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos (CP), celebrado no dia 12 de outubro, além da nova seção lançada no Whitebook Clinical Decision sobre a área, preparamos um e-book com dicas para o manejo da dor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo precisam de cuidados paliativos; no entanto, apenas 14% das pessoas que necessitam desta abordagem estão efetivamente recebendo. Desse número, cerca de 78% são provenientes de países de baixa e média renda. 7

O Código de Ética Médico, desde a versão de 2010, traz contribuições para a área, com a legitimação do compromisso médico no cuidado proporcional do paciente em final de vida. Baseando-se na Resolução CFM nº1.805/2006, o código aborda o tratamento apropriado as pessoas em final de vida, respeitando suas vontades.

Porém a realidade esbarra nos problemas econômico-políticos dos países, onde há uma redução da participação do Estado na saúde, dificultando o acesso da população. Apesar de todas as recomendações e resoluções, atualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, menos de 10% dos hospitais possuem serviços organizados de CP.

profissional de saúde cuidando de paciente em tratamento com cuidados paliativos

Cuidados paliativos

O Cuidado Paliativo está indicado a qualquer pessoa e familiares que tenham algum sofrimento associado a doenças com risco de vida. Esse tratamento é mais eficaz quando precoce e deve focar na diminuição do sofrimento por meio da identificação das necessidades e do controle dos sintomas.

Uma parte muito importante é o controle da dor por meio da analgesia, mas saber qual a melhor opção para o paciente também pode ser um desafio. Por isso, em nosso e-book, selecionamos as melhores dicas para ajudar o profissional na hora de abordar a dor do paciente, principalmente a crônica. Além disso, falamos os melhores momentos para se usar tramadol, morfina e opioides.

ACESSE AGORA O E-BOOK DE CUIDADOS PALIATIVOS! BAIXE GRÁTIS!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.