Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Cuidados paliativos: dicas práticas na abordagem e controle da dor
profissional de saúde cuidando de paciente em tratamento com cuidados paliativos

Cuidados paliativos: dicas práticas na abordagem e controle da dor

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Para este mês, em homenagem ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos (CP), celebrado no dia 12 de outubro, além da nova seção lançada no Whitebook Clinical Decision sobre a área, preparamos um e-book com dicas para o manejo da dor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo precisam de cuidados paliativos; no entanto, apenas 14% das pessoas que necessitam desta abordagem estão efetivamente recebendo. Desse número, cerca de 78% são provenientes de países de baixa e média renda. 7

O Código de Ética Médico, desde a versão de 2010, traz contribuições para a área, com a legitimação do compromisso médico no cuidado proporcional do paciente em final de vida. Baseando-se na Resolução CFM nº1.805/2006, o código aborda o tratamento apropriado as pessoas em final de vida, respeitando suas vontades.

Porém a realidade esbarra nos problemas econômico-políticos dos países, onde há uma redução da participação do Estado na saúde, dificultando o acesso da população. Apesar de todas as recomendações e resoluções, atualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, menos de 10% dos hospitais possuem serviços organizados de CP.

Cuidados paliativos

O Cuidado Paliativo está indicado a qualquer pessoa e familiares que tenham algum sofrimento associado a doenças com risco de vida. Esse tratamento é mais eficaz quando precoce e deve focar na diminuição do sofrimento por meio da identificação das necessidades e do controle dos sintomas.

Uma parte muito importante é o controle da dor por meio da analgesia, mas saber qual a melhor opção para o paciente também pode ser um desafio. Por isso, em nosso e-book, selecionamos as melhores dicas para ajudar o profissional na hora de abordar a dor do paciente, principalmente a crônica. Além disso, falamos os melhores momentos para se usar tramadol, morfina e opioides.

ACESSE AGORA O E-BOOK DE CUIDADOS PALIATIVOS! BAIXE GRÁTIS!

Referências bibliográficas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.