Dia Mundial de Conscientização do Delirium

O objetivo é educar sobre o reconhecimento, prevenção e tratamento do delirium através do engajamento de profissionais e comunidade.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Criado em 2017, o Dia Mundial de Conscientização do Delirium será celebrado, esse ano, em 16 de março. O objetivo da instituição dessa data é educar sobre o reconhecimento, prevenção e tratamento do delirium através do engajamento de profissionais de saúde e da comunidade em todo o mundo.

Leia também: Complicações neurológicas da Covid-19

Dia Mundial de Conscientização do Delirium

O que é o delirium?

O delirium, tema ainda pouco conhecido mesmo entre profissionais da área de saúde, é um estado de confusão mental aguda que pode ocorrer em pacientes de qualquer idade. Muitos estudiosos, inclusive, o consideram como o sexto sinal vital — a alteração do estado mental de base do paciente nos dá indícios de que algo de errado acontece devido à doença vigente, ao tratamento empregado e/ou ao ambiente onde o doente se encontra. Dessa forma, é mais frequente em pacientes sob cuidados intensivos. Muitas vezes, é identificado pelos cuidadores, que prontamente fazem comentários a respeito do comportamento do ente querido: “meu pai não é assim” é um exemplo de como o delirium pode levar ao sofrimento do paciente e de seus familiares.

O Dia Mundial de Conscientização do Delirium (World Delirium Awareness Day – WDAD) é idealizado pela Federação Internacional de Sociedades de Delirium (IDelirium). A IDelirium foi fundada pelos pesquisadores Jim Rudolph (Estados Unidos), Gideon Caplan (Austrália), Rakesh Arora (Canadá) e Alasdair MacLullich (Escócia). Todas as sociedades de delirium em todo o mundo estão envolvidas, incluindo a American Delirium Society (ADS), a European Delirium Association (EDA), a Australian Delirium Association (AZDA), o Delirium Care Network e o Latin American Delirium Special Interest Group from ADS (LADIG/ADS) estão envolvidos na IDelirium.

Saiba mais: Transfusões de hemácias estão associadas a maiores chances de delirium em crianças

Os membros principais que organizam o WDAD o são: Heidi Lindroth (Estados Unidos), Peter Nydahl (Alemanha), Mani Krishnan (Inglaterra), Mark Hudson (Escócia), Chris Gabor (Canadá), Alasdair MacLullich (Escócia), Gideon Caplan (Austrália), Rakesh Arora (Canadá), Jim Rudolph (Estados Unidos), Annie Hepworth (Austrália), Roberta Castro (Brasil), Karla Krewulak (Canadá) e Tru Byrnes (Estados Unidos).

Esse ano, a campanha do WDAD é “From Awareness to Action” (Da Consciência à Ação). Na América Latina, teremos um simpósio que reunirá palestrantes de oito países. O evento, organizado pela American Delirium Society e Aspen Pharma, tem médicos, estudantes e profissionais da área da saúde como público-alvo e ocorrerá dia 16 de março de 18 às 22h, online. Informações podem ser obtidas através do link: https://eventos.tbr.com.br/simposiolatinoamericanodelirium/

Mais informações sobre o WDAD podem ser encontradas nos seguintes links:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags