Leia mais:
Leia mais:
Dia Mundial de Prevenção a LER/DORT
Dia do Trabalho: LER e DORT são doenças que mais afetam o trabalhador brasileiro

Dia Mundial de Prevenção a LER/DORT

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A data 28 de fevereiro foi criada por órgãos internacionais no intuito de enfatizar anualmente a importância da assistência aos trabalhadores e prevenção dos problemas de saúde decorrentes do desequilíbrio entre as tarefas realizadas no ambiente de trabalho e as capacidades funcionais dos trabalhadores, além de estimular as organizações no cumprimento das normas e leis.

A partir da Revolução Industrial, houve maior necessidade de resolver as queixas de saúde dos trabalhadores devido à maior exposição dos trabalhadores as extensas jornadas de trabalho e as péssimas condições laborais, resultando em acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e assim motivou a criação de leis e normas regulamentadoras para proteger os trabalhadores.

Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2018, as lesões por esforços repetitivos (LER)/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são os problemas que mais afetam os trabalhadores no Brasil.

trabalhador sentindo o punho devido à LER/DORT

O que é LER/DORT?

São sinais de desgastes das estruturas do sistema músculo-esquelético, provenientes de danos decorrentes do uso excessivo desse sistema que movimenta o esqueleto humano e a falta de tempo para sua devida recuperação. São lesões ocorridas por esforços repetitivos e/ou distúrbios osteomusculares relacionados as atividades laborais e as definições oficiais segundo o protocolo do Ministério da Saúde e Previdência Social são escritas assim: LER/DORT.

Pode atingir qualquer categoria profissional mas em alguns setores ocupacionais sua ocorrência é maior: indústria, comércio, alimentação, transporte, serviços domésticos/limpeza.

Como identificar?

Pode caracterizar-se por diversos sintomas concomitantes ou não, cujo surgimento inicial pode aparentar menor gravidade e os quadros clínicos tem relação com determinadas condições de trabalho, o diagnóstico é baseado na história clínica-ocupacional do indivíduo.

Geralmente acomete os membros superiores, especialmente mãos e dedos, com sintomas de dor, parestesia, paresia, paralisia, fadiga, sensação de peso, e esses sintomas podem ser temporários ou permanentes.

A LER/DORT pode atingir qualquer pessoa que execute alguma atividade/movimento repetido como limpar a casa, digitar, escrever, carregar peso, tricotar, jogar videogame, usar o celular, etc., ou até mesmo acometer pessoas em qualquer tipo de trabalho executado de forma inadequada, sem respeitar os limites corporais.

Outras sobrecargas podem surgir durante execução de tarefas, podendo envolver por exemplo, postura inadequada, excesso de força e peso, sendo também nocivas à saúde, podendo causar outros distúrbios como tendinites (mais comuns em região do cotovelo, punho e ombro), lombalgias, cervicalgias, mialgias.

Mais da autora: A precarização do trabalho durante a pandemia por Covid-19

É importante observar em quais momentos os sintomas se iniciam, em quais tipos de atividades há agravamento, a intensidade, e em quais momentos os sintomas ficam mais brandos, se em repouso ou quando não executa determinado tipo de tarefa.

Como é realizado o tratamento?

Compreender e determinar a causa dos sintomas é fundamental para início de um tratamento adequado. É importante uma avaliação multiprofissional para identificar corretamente as causas.

Dentre os tratamentos farmacológicos podem ser indicados anti-inflamatórios para amenizar a dor e desconforto, em alguns casos podem ser indicados intervenção cirúrgica.

Como tratamento não farmacológico pode ser indicada a reabilitação, através da fisioterapia, exercícios corretivos, técnicas manuais, fortalecimento muscular, e ainda realizar mudança ou readaptação do setor de trabalho e função do trabalhador.

Quais as estratégias de prevenção?

As estratégias de prevenção devem incluir melhorias nas condições do ambiente de trabalho focados nos fatores organizacionais e psicossociais (situações em relação a carreira, ritmo de trabalho, tensões, estresse, pressão psicológica); fatores de risco posturais, cargas mecânicas, repetitividade, carga de trabalho, entre outros.

É muito importante que ocorra uma adaptação das condições laborais de acordo com as características psicobiológicas dos indivíduos visto a necessidade de proporcionar um ambiente seguro, confortável para que possa desempenhar as tarefas com eficiência, mantendo sua saúde física e mental em dia.

As organizações possuem participação ativa para promover a saúde dos seus trabalhadores, incentivando pausas regulares durante horário de trabalho, exercícios corporais como ginástica laboral, redução de horas extras, utilização de móveis ergonômicos nos locais de trabalho e promoção de hábitos de vida saudáveis.

Os prejuízos causados pelas LER/DORT são diversos, principalmente na qualidade de vida, na produtividade laboral, no comprometimento profissional e financeiro de trabalhadores e organizações, sendo atualmente um enorme problema de saúde pública.

Referências bibliográficas:

  • Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Protocolo de Investigação, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Brasília; 2000.
  • Brasil, Ministério da Saúde. Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort, Dor relacionada ao trabalho. Protocolos de atenção integral à Saúde do Trabalhador de Complexidade Diferenciada. Brasília: Ministério da Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Trabalhador; 2006. Normas e Manuais Técnicos, nº 103. Ministério da Saúde. Brasília.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho : lesões por esforços repetitivos (LER) : distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dor_relacionada_trabalho_ler _dort.pdf Acesso em: 14 fev. 2022.
  • LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. 30 abril 2019, Disponível em: https://www.anamt.org.br/portal/2019/04/30/ler-e-dort-sao-as-doencas-que-mais-acometem-os-trabalhadores-aponta-estudo/. Acesso em: 13/02/22.
  • Paula, Elaine Antonia de et al. Qualidade de vida de trabalhadores com LER/DORT e lombalgia ocupacional atendidos no Cerest de Guarulhos, São Paulo. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional [online]. 2016, v. 41, n. 00 [Acessado 14 Fevereiro 2022] , e19. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-6369000120115>. Epub 12 Dez 2016. ISSN 2317-6369.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.