Leia mais:
Leia mais:
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Dia Mundial do Câncer: como está palavra conversa com você
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos

Dia Mundial do Câncer: Departamento Científico de Oncologia da SBP faz alerta sobre o câncer pediátrico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em 28 de janeiro de 2022, o Departamento Científico de Oncologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou a nota intitulada “Dia Mundial do Câncer – 4 de Fevereiro”, alertando sobre as peculiaridades do câncer pediátrico. Segundo a nota, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o número de casos novos de câncer infantojuvenil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 4.310 casos novos no sexo masculino e de 4.156 para o sexo feminino no Brasil. Esses dados correspondem a 137,87 casos novos por milhão no sexo masculino e 139,04 por milhão para o sexo feminino no país. 

Saiba mais: Recomendações para a prevenção ou manejo da Covid-19 em crianças com câncer

Dia Mundial do Câncer: Departamento Científico de Oncologia da SBP faz alerta sobre o câncer pediátrico

Diferenciação do câncer pediátrico 

O câncer pediátrico se distingue do câncer no paciente adulto devido ao tipo de célula progenitora envolvida e aos mecanismos de transformação maligna. Em crianças, há um predomínio de células embrionárias, com curto período de latência. Em geral, são neoplasias de crescimento rápido, mais agressivas e invasivas, mas com melhor resposta à terapêutica empregada e com melhor prognóstico. As neoplasias mais frequentes em pediatria são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central (SNC) e os linfomas. No entanto, há variação global nessa ocorrência, relacionada, em geral, a fatores demográficos e socioeconômicos.

A SBP destaca que a maioria dos cânceres em pediatria não são determinados por modificações hereditárias no DNA, mas decorrem de mudanças no DNA que surgem no início da vida da criança (às vezes, até mesmo antes do nascimento). Essas mutações são adquiridas, e estão presentes somente nas células neoplásicas. A literatura atual não mostra evidências que apoiem um papel etiológico de maior destaque para os fatores ambientais ou outros exógenos em pacientes pediátricos, contudo a radiação ionizante em doses elevadas e exposição a quimioterapia prévia são motivos reconhecidos.

A nota enfatiza também que, de forma diferente do que acontece com o paciente adulto, raramente é possível a prevenção primária do câncer em pacientes pediátricos, exceto pela vacinação contra hepatite B e contra o papilomavírus humano (HPV). Portanto, é essencial atuar na prevenção secundária, especialmente no diagnóstico precoce da doença, com o objetivo de identificar a neoplasia em estágio inicial de desenvolvimento. O rastreio em crianças, no entanto, não tem se mostrado efetivo ou é restrito a uma pequena parcela de doentes, como naqueles com síndromes genéticas e com certos tipos de malformações.  

Com relação à prevenção, a SBP cita o aleitamento materno como primeira ação de alimentação saudável, lembrando que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a amamentação mantida até os dois anos de idade protegem não somente as lactantes contra o câncer de mama, mas também as crianças contra a obesidade infantil. Durante as consultas de seguimento, o pediatra deve alertar também para as seguintes orientações para a prevenção de diferentes tipos de câncer: 

  • Orientações quanto ao hábito de fumar e de ingerir bebida alcoólica; 
  • Alimentação saudável, com alimentos pobres em gordura, ricos em fibras, isentos de aflatoxinas, nitritos, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos;  
  • Redução das infecções com agentes carcinogênicos – bactéria Helicobacter, vírus da hepatite B, vírus de Epstein Barr, HPV tipo 16 e 18, HIV e HTLV1, entre outros;
  • Cuidados com o meio ambiente – evitar exposição excessiva ao sol,  a radiações ionizantes e não ionizantes;
  • Evitar o sedentarismo, a higiene precária e exposições ocupacionais (benzeno, amianto, agrotóxicos e outras). 

Mensagem final

Por fim, a SBP salienta que as tendências nas taxas de mortalidade por câncer dependem de alterações na incidência e na sobrevida, vinculadas à capacidade do sistema de saúde, englobando o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento eficaz. 

No Brasil, a SBP celebra o “Setembro Dourado”, uma campanha para conscientização do câncer pediátrico no país.

Leia mais: Sociedade Brasileira de Pediatria ressalta a relevância do diagnóstico precoce do câncer pediátrico através do Setembro Dourado

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.