Dia Nacional da Vacinação conscientiza sobre importância da imunização

Dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, data criada pelo Ministério da Saúde para alertar para a imunização contra diversas doenças.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nesta quarta, 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, data criada pelo Ministério da Saúde para alertar a população para a imunização contra doenças como poliomelite, sarampo, rubéola, meningite, rotavírus, etc. Muitas destas enfermidades estão sob controle ou há casos raros em determinadas regiões isoladas. Os indivíduos mais expostos são as crianças, mulheres grávidas e idosos.

As constantes campanhas de conscientização fizeram com que algumas doenças fossem erradicadas ou controladas no país e, consequentemente, deixaram de ser consideradas epidemias, como é o caso do Sarampo. Em 2016, o Brasil e todo o continente americano receberam da Organização Mundial da Saúde (OMS) um certificado de eliminação da enfermidade.

Dia Nacional da Vacinação

Fake News x vacinação

Entretanto, após uma onda de fake news sobre a vacinação ser disseminada pelas redes sociais, novos casos de sarampo começaram a surgir em 2017 e 2018. Os boatos espalhados diziam que a vacina causava reações adversas graves, como paralisia e convulsões em crianças que receberam a imunização. Ao todo, 1.115 incidentes foram registrados até o final de abril de 2018. O número já é superior ao registrado em todo o ano de 2017, que contou com 895 contaminações.

Leia mais: Campanha de vacinação contra Influenza 2018: o que você precisa saber?

Apesar de ser obrigatória no Brasil desde os anos 70, a vacinação em 2017 teve a menor adesão no país em 16 anos. O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada em 95% das crianças com menos de dois anos, entretanto, no ano passado a cobertura ficou em torno de 57 a 76%. A vacina contra hepatite A teve adesão de apenas 57%, enquanto a pentavalente (que protege contra hepatite B, coqueluche, tétano, difteria e meningite) teve cobertura de 59%, índices muito abaixo do esperado.

Embora rodeada de mitos, a vacinação é o método mais seguro e eficaz para combater a disseminação de vírus e epidemias infectocontagiosas.

Campanha do Ministério da Saúde

De forma a combater as principais epidemias existentes, a entidade criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que em 2018 completa 45 anos. A campanha deste ano se chama “Porque contra arrependimento não existe vacina”, que traz ações publicitárias com pessoas que não foram imunizadas e ficaram com sequelas graves.

Confira:

Anualmente, o Ministério da Saúde divulga um calendário nacional atualizado com as principais vacinas a serem tomadas de acordo com a idade do indivíduo. Este calendário contempla não só as crianças como também jovens, adultos e idosos. No total, são 19 vacinas para mais de 20 doenças infecciosas.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades