Leia mais:
Leia mais:
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Intervenções de enfermagem frente o suicídio em via pública 
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]
Setembro Amarelo: a depressão e a ligação com o suicídio
Abordagem prática no comportamento suicida [podcast]

Diagnóstico de câncer associado ao risco de suicídio?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Indivíduos diagnosticados com câncer ou outras condições médicas graves apresentam risco aumentado para apresentar sintomas e transtornos depressivos persistentes comparados com a população geral. As taxas da prevalência da depressão associada ao câncer podem variar de acordo com a evolução da doença e os tratamentos utilizados.

Uma recente metanálise de estudos observacionais foi realizada para estimar o risco de suicídio em pacientes com câncer. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Cochrane Library até setembro de 2016.

Foram avaliados diferentes aspectos de pensamentos e comportamentos suicidas (ideação suicida, tentativa de suicídio e morte por suicídio). Em relação ao câncer, foi considerado qualquer tipo de neoplasia.

Foram incluídos 15 estudos observacionais. Os pacientes com câncer apresentaram maior risco de morte por suicídio (sete estudos; 247.978 participantes; odds ratio [OR]: 1,55; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,23 a 1,96; p=0,0002) quando comparados com aqueles sem câncer.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre os estudos que avaliaram óbito por suicídio versus outros óbitos, os pacientes com câncer apresentaram maior risco de morte por suicídio (dois estudos; 23.839 participantes; OR: 1,53; IC 95%: 1,03 a 2,27; p=0,03). Não foram detectadas diferenças no risco de tentativa de suicídio (quatro estudos; 8.147.762 participantes) e ideação suicida (três estudos; 42.700 participantes).

Os autores concluíram que o diagnóstico de câncer constitui um importante fator que afeta o risco de desfechos fatais como a morte por suicídio. O período imediatamente após o diagnóstico de câncer parece estar associado ao maior risco. Ressalta-se que a avaliação do risco de suicídio nesta população é fundamental.

Autora:

Referência:

  • European Congress of Psychiatry. Calati R, et al “Risk of suicide mortality among cancer patients: a meta-analysis of observational studies” ECP 2017.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar