Página Principal > Oncologia > Diagnóstico de câncer associado ao risco de suicídio?
fita de conscientização para o câncer de mama

Diagnóstico de câncer associado ao risco de suicídio?

Indivíduos diagnosticados com câncer ou outras condições médicas graves apresentam risco aumentado para apresentar sintomas e transtornos depressivos persistentes comparados com a população geral. As taxas da prevalência da depressão associada ao câncer podem variar de acordo com a evolução da doença e os tratamentos utilizados.

Uma recente metanálise de estudos observacionais foi realizada para estimar o risco de suicídio em pacientes com câncer. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Cochrane Library até setembro de 2016.

Foram avaliados diferentes aspectos de pensamentos e comportamentos suicidas (ideação suicida, tentativa de suicídio e morte por suicídio). Em relação ao câncer, foi considerado qualquer tipo de neoplasia.

Foram incluídos 15 estudos observacionais. Os pacientes com câncer apresentaram maior risco de morte por suicídio (sete estudos; 247.978 participantes; odds ratio [OR]: 1,55; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,23 a 1,96; p=0,0002) quando comparados com aqueles sem câncer.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre os estudos que avaliaram óbito por suicídio versus outros óbitos, os pacientes com câncer apresentaram maior risco de morte por suicídio (dois estudos; 23.839 participantes; OR: 1,53; IC 95%: 1,03 a 2,27; p=0,03). Não foram detectadas diferenças no risco de tentativa de suicídio (quatro estudos; 8.147.762 participantes) e ideação suicida (três estudos; 42.700 participantes).

Os autores concluíram que o diagnóstico de câncer constitui um importante fator que afeta o risco de desfechos fatais como a morte por suicídio. O período imediatamente após o diagnóstico de câncer parece estar associado ao maior risco. Ressalta-se que a avaliação do risco de suicídio nesta população é fundamental.

Autora:

Referência:

  • European Congress of Psychiatry. Calati R, et al “Risk of suicide mortality among cancer patients: a meta-analysis of observational studies” ECP 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.