Leia mais:
Leia mais:
Vaginite: existe diferença entre o diagnóstico clínico para a avaliação laboratorial da secreção vaginal?
Diagnóstico de vaginite e a microbiota vaginal real
Especial retrospectiva 2020: como abordar vaginites? [podcast]
Candidíase Vulvovaginal: como caracterizar e tratar?

Diagnóstico de vaginite e a microbiota vaginal real

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) as vulvovaginites e vaginoses são as causas mais comuns de corrimento vaginal patológico, sendo responsáveis por mais de 10 milhões de consultas médicas por ano. O diagnóstico de vaginite na maioria das vezes é feito por anamnese e exame clínico, para assim, realizar a prescrição de antibióticos ou antifúngicos orais ou vaginais. Mas será que o que vemos na clínica condiz com a microbiota vaginal real? Será que passamos o tratamento adequado para mais de 10 milhões de pacientes por ano?

Ouça também: Candidíase vaginal recorrente: caso clínico [podcast]

Diagnóstico de Vaginite e a Microbiota Vaginal Real

Análise recente

Recentemente foi publicado um estudo na Obstetrics & Gynecology comparando a microbiota vaginal obtida através da coleta da secreção vaginal da paciente e seu diagnóstico clínico. Com objetivo de avaliar se este diagnóstico condiz e se seu tratamento é feito de maneira correta. Afinal, hoje vivemos um sério problema de resistência bacteriana e fúngica, sendo prejudicial a prescrição de antibióticos e antifúngicos sem necessidade.

Conclusão

Segundo Broache (2021), a maioria das pacientes com diagnóstico de vulvovaginite clínico realmente apresentavam infecção bacteriana ou fúngica no exame laboratorial. Porém, as pacientes com exame clínico compatível com normalidade, em grande parte, apresentavam alteração da microbiota vaginal. De modo que os pesquisadores concluíram ser benéfico para as pacientes a associação do exame clínico com a avaliação da secreção vaginal laboratorial para prosseguir conduta frente a queixa de corrimento vaginal.

Referências Bibliográficas:

  • Broache, Molly BSN, MSN; Cammarata, Catherine L. BS; Stonebraker, Elizabeth BS; Eckert, Karen MS; Van Der Pol, Barbara PhD, MPH; Taylor, Stephanie N. Performance of a Vaginal Panel Assay Compared With the Clinical Diagnosis of Vaginitis. Obstetrics & Gynecology. 2021;138(6):853-859. doi: 10.1097/AOG.0000000000004592.
  • Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO. Manual de Orientação de Patologias do Trato Genital Inferior, 2010.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.