Página Principal > Colunistas > Dispositivo para engasgos é aprovado no Brasil

Dispositivo para engasgos é aprovado no Brasil

Tempo de leitura: 1 minuto.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimentos ou objetos que tomaram um “caminho errado”, durante a deglutição. Quando estudamos primeiros socorros, a opção nesses casos é a manobra de Heimlich. Essa manobra consiste em movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”) no abdome.

Atualmente, foi aprovado pela Anvisa, um dispositivo chamado LifeVac, que pode contribuir para salvar pessoas neste cenário. O aparelho LifeVac lembra um desentupidor de pia, sugando o que está preso na garganta, fazendo o objeto ou pedaço de alimento voltar à boca. O kit acompanha duas máscaras, uma infantil e outra adulta, e pode ser usado por qualquer pessoa sem treinamento. Além disso, o dispositivo é projetado com uma válvula para evitar que o ar saia pela máscara, fazendo um fluxo de sucção unidirecional.

lifevac
Divulgação/Reprodução

 

Saiba mais: Como evitar engasgos por alimentos em crianças?

O site da empresa também fala sobre a razão pela qual o dispositivo foi criado. Arthur Lih, fundador e CEO da LifeVac, ouviu falar de uma mulher que estava chorando no hospital após a morte de seu filho. A razão de sua morte foi que uma uva se alojou em sua traqueia e a Manobra de Heimlich não funcionou. Assim que ele ouviu a história, começou a inventar um aparelho com o objetivo de mudar estes desfechos.

Ainda não há previsão a chegada do dispositivo no Brasil. O preço do dispositivo na Amazon é 79 dólares. 

Autora:

Referências: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.