Dor abdominal após diagnóstico de doença inflamatória intestinal

Artigo analisou a dor abdominal durante o primeiro ano após o diagnóstico de doença inflamatória intestinal (DII) em crianças.

Em dezembro de 2020, Murphy e colaboradores publicaram um artigo original na revista Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition analisando a dor abdominal durante o primeiro ano após o diagnóstico de doença inflamatória intestinal (DII) em crianças.

Sabe-se que a dor abdominal é associada a piores desfechos psicológicos e físicos na doença inflamatória intestinal pediátrica, mas estudos anteriores que avaliaram tal sintoma na DII pediátrica apresentaram diversas limitações metodológicas e novos estudos são necessários.

Leia também: Quiz: paciente com dor abdominal intermitente; qual a hipótese diagnóstica?

Dor abdominal após diagnóstico de doença inflamatória intestinal

Dados do estudo

O objetivo desse estudo foi examinar a prevalência, os preditores e o impacto da dor abdominal nos primeiros 12 meses de diagnóstico da DII pediátrica, utilizando dados da rede ImproveCareNow (ICN).

O estudo foi uma coorte retrospectiva realizada com dados de pacientes registrados no ICN de maio de 2007 a janeiro de 2019, com 8 a 18 anos na ocasião do diagnóstico, e com pelo menos uma visita dentro dos 12 primeiros meses do diagnóstico de DII pediátrica.

As medidas avaliadas foram: informações demográficas (idade, sexo, raça, etnia), presença de fatores de risco psicossociais e diagnóstico (doença de Crohn, retocolite ulcerativa e colite indeterminada). A data do diagnóstico foi baseada na data da colonoscopia que confirmou o diagnóstico. 44% dos pacientes eram do sexo feminino e 81% eram caucasianos; quanto ao diagnóstico, 65% tinham diagnóstico de doença de Crohn, 27% de retocolite ulcerativa e 8% de colite indeterminada. Foi feita análise da presença versus a ausência de dor abdominal, limitação nas atividades e piora da qualidade de vida.

Saiba mais: Conduta em obstrução intestinal por neoplasia

A queixa de dor abdominal decresceu de 56% no primeiro mês para 34% no 12º mês após o diagnóstico. Um subgrupo de 20% relatou dor abdominal em todas as consultas durante os 12 meses. Fatores preditores de dor abdominal durante o primeiro ano após o diagnóstico incluem: maior gravidade de doença, sexo feminino, tempo mais próximo do diagnóstico e presença de risco psicossocial. Apesar do risco geral para dor crônica na adolescência aumentar conforme o aumento da idade, nessa coorte a idade não foi um preditor significante de dor abdominal na DII.

Controlando a gravidade da doença, a dor abdominal foi associada a 9 vezes mais chance de limitação das atividades e a 5 vezes mais chance de piora da qualidade de vida.

Conclusão

Através desse estudo, foi possível constatar que a dor abdominal é prevalente e que causa grande impacto na vida da criança com DII no primeiro ano de diagnóstico, mesmo com a doença controlada. Dessa forma, esforços para rastrear e tratar a dor abdominal devem ser realizados, para que uma melhoria da qualidade de vida e da funcionalidade desses pacientes sejam possíveis.

Referências bibliográficas:

  • Murphy LK, et al. Abdominal Pain After Pediatric Inflammatory Bowel Disease Diagnosis: Results From the ImproveCareNow Network. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition. 2020;71(6):749-754. doi: 10.1097/MPG.0000000000002933

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.