Dose de reforço: Ministério da Saúde anuncia aplicação em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos 

O Ministério da Saúde anunciou que será aplicada a dose de reforço em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. Saiba mais.

Na última terça-feira, 25, o Ministério da Saúde anunciou que será aplicada uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro.  

No caso das pessoas imunossuprimidas, a indicação é que tomem a dose de reforço com no mínimo 28 dias após a segunda dose ou a dose única. Já para os idosos com mais de 70 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é para que recebam a aplicação adicional da vacina contra Covid-19 com pelo menos seis meses após a data em que completaram o ciclo vacinal. 

dose de reforço

Dose de reforço

A vacina administrada será, preferencialmente, a da Pfizer. Caso haja falta desse imunizante, a recomendação é que se utilize imunizantes de vetor viral, que podem ser a vacina da Janssen ou a Astrazeneca.

O Ministério da Saúde ainda destaca que a dose de reforço é indicada para quem completou a vacinação regular com qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

Redução de intervalo entre doses 

Além de trazer informações sobre a dose de reforço, o Ministério da Saúde também anunciou a redução do intervalo entre as doses da vacina da Pfizer e Astrazeneca. Até então, o tempo entre as doses era de 12 semanas (três meses). A partir do dia 15 de setembro, o intervalo será de 8 semanas (dois meses). 

Segundo o Ministério, a diminuição deste intervalo foi estudada e analisada pela Câmara Técnica, se tornando viável após a aplicação da primeira dose de grande parte da população brasileira com idade acima dos 18 anos. A pasta ainda afirma que, até o momento, 77% do público-alvo já iniciou o ciclo vacinal com a primeira aplicação. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.