FDA concede registro definitivo à vacina da Pfizer contra a Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta segunda-feira, 23, a Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, concedeu registro definitivo para a vacina da Pfizer contra Covid-19, para uso em pessoas com 16 anos ou mais.

Segundo Janet Woodcock, a comissária em exercício da FDA, o registro definitivo do imunizante é um marco na batalha contra a pandemia da Covid-19. Ela ainda destaca a importância da aprovação para o programa de vacinação americano: “O público pode estar muito confiante de que esta vacina atende aos altos padrões de segurança, eficácia e qualidade de fabricação que a FDA exige de um produto aprovado.”

A vacina da Pfizer já havia sido autorizada para uso emergencial nos Estados Unidos em dezembro de 2020, para pessoas com 16 anos ou mais. Em 2021, no mês de maio, a autorização foi estendida para contemplar adolescentes maiores de 12 anos. No Brasil, o imunizante da farmacêutica americana já possui o registro desde fevereiro deste ano. 

vacina da pfizer

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

O registro definitivo 

O órgão regulador americano esclarece que os produtos aprovados passam por um processo padrão, que visa mensurar a qualidade, segurança e eficácia deles. 

O pedido de licença de fabricantes é batizado de BLA (Biologics License Application). Este é um documento enviado ao FDA, com requisitos muito específicos. No BLA, são incluídos todos os dados e informações clínicas e pré-clínicas, como detalhes na fabricação, resultados de testes e análises de vacinas que garantam a qualidade do produto. 

Leia também: Estudo avalia eficácia de vacinas da Pfizer e AstraZeneca contra variante delta

A vacina da Pfizer

O imunizante é baseado em mRNA, que utiliza RNA mensageiro sintético, auxiliando o organismo a gerar anticorpos. A tecnologia de mRNA permite que a vacina seja desenvolvida em menos tempo que as demais e é administrada em duas doses. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar