Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: ideação suicida entre médicos, variante delta na pediatria e mais! [podcast]
Atualização sobre DPOC: o que dizem as principais diretrizes
Whitebook: DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica
Qual a dose ideal de corticoide inalatório para DPOC?
O uso de betabloqueadores em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica

DPOC: quando é seguro descalonar o tratamento triplo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Segundo a diretriz GOLD, a terapia tripla está indicada em pacientes com DPOC moderado-grave com exacerbações frequentes da doença (grupos C e D do GOLD). No entanto, é muito comum na prática nos confrontarmos com pacientes sem exacerbações frequentes, mas em uso da terapia tripla (beta-agonista, anticolinérgico e corticoide inalatório), em sua maioria, tratam-se de pacientes anteriormente com exacerbações frequentes cuja doença no momento está melhor controlada e não tiveram exacerbações no último ano.

Pensando na segurança em suspender a terapia tripla nestes pacientes, e mantê-los apenas com os broncodilatadores (beta-agonista e anticolinérgico de longa ação), o estudo SUNSET, publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, avaliou a segurança desta medida.

LEIA MAIS: Você sabe diagnosticar a DPOC?

medico escrevendo prescricao

DPOC: quando descalonar o tratamento?

A coorte envolveu 1.053 pacientes em tratamento triplo com DPOC moderado-grave e sem exacerbações frequentes, sendo esta população randomizada para duas condutas distintas: o grupo intervenção teve a suspensão abrupta do corticoide inalatório, sendo mantido apenas com a terapia broncodilatadora; enquanto o grupo controle manteve a terapia tripla.

Durante 26 semanas de seguimento, não houve diferença significativa na ocorrência de exacerbações entre os grupos, e observou-se apenas uma redução pouco significativa no volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1) no grupo intervenção (de 26 mL).

Na análise de subgrupos, no entanto, pacientes com eosinofilia periférica apresentaram maior risco de exacerbações após a suspensão do corticoide e maior queda na VEF1 (de 69 mL), reforçando que para esses pacientes há um benefício adicional em manter o corticoide inalatório.

Os resultados do estudo reforçam as recomendações das diretrizes de que pacientes com DPOC com até 1 exacerbação no último ano não necessitam de terapia tripla, e que é seguro a suspensão do corticoide inalatório nestes casos, exceto para pacientes com eosinofilia.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Chapman KR et al. Long-term triple therapy de-escalation to indacaterol/glycopyrronium in patients with chronic obstructive pulmonary disease (SUNSET): A randomized, double-blind, triple-dummy clinical trial. Am J Respir Crit Care Med 2018 Aug 1; 198:329 || https://doi.org/10.1164/rccm.201803-0405OC
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar