Droga para asma pode reduzir risco de Parkinson

Pesquisadores encontraram indícios de que o salbutamol, um agonista dos receptores adrenérgicos β2 de curta duração utilizado para tratamento da asma, pode mitigar esse risco.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

O aumento da expressão do gene SNCA é um fator de risco para a doença de Parkinson. Em artigo publicado na revista Science, pesquisadores encontraram indícios de que o salbutamol, um agonista dos receptores adrenérgicos β2 de curta duração utilizado para tratamento da asma, pode mitigar esse risco.

Com o objetivo de encontrar medicamentos que podem reduzir a expressão do gene SNCA, pesquisadores examinaram 1.126 compostos, incluindo drogas aprovadas pela FDA. Quatro fármacos foram identificados, sendo três deles agonistas dos receptores adrenérgicos β2.

Veja também: ‘Alteração visual indica Parkinson?’

Um dos medicamentos analisados foi o clenbuterol que, em experimentos com camundongos, reduziu a expressão do gene SNCA em parte do cérebro afetado por Parkinson e protegeu neurônios tipicamente destruídos pela doença.

A equipe também encontrou uma conexão entre essas drogas e Parkinson em pessoas, através de uma análise feita com os dados médicos de 4,6 milhões de pessoas na Noruega, entre 2004 e 2014.

Indivíduos que tomavam salbutamol apresentaram um risco reduzido de desenvolver Parkinson ([RR]: 0,66; intervalo de confiança de 95%: 0,58 a 0,76). Em contrapartida, indivíduos que utilizaram bloqueadores beta-adrenérgicos, como o propranolol, apresentaram um risco aumentado.

E mais: ‘Uso de estatina é associado ao desenvolvimento de Parkinson’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • β2-Adrenoreceptor is a regulator of the α-synuclein gene driving risk of Parkinson’s disease. Science 2017, DOI: 10.1126/science.aaf3934

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags