EAP 2021: torcicolo espontâneo em uma criança de 10 anos – relato de caso

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um caso clínico muito interessante de torcicolo adquirido espontaneamente (TAE) foi apresentado no European Academy of Pediatrics Congress (EAP 2021).

O TAE é uma complicação frequente em Departamentos de Emergência Pediátrica (DEP). Na maioria dos casos, resulta de contratura muscular devido à má postura ou após infecções de vias aéreas superiores (IVAS) que causam linfadenite cervical. No entanto, é imperativa a exclusão de outras etiologias diante de um paciente com torcicolo persistente.

médica avaliando torcicolo espontâneo de paciente

Torcicolo espontâneo

Ana Sofia Rodrigues e colaboradores (Portugal) relataram o caso de uma menina de 10 anos que deu entrada no DEP com história de 37 dias de dor cervical de início súbito e lateralização do pescoço para a esquerda. Essa paciente tinha um relato de perda de 7 anos de acompanhamento genético, devido a um fenótipo longilíneo, hiperfrouxidão ligamentar, palato ogival e afinamento capilar.

Não havia nenhum relato de trauma ou infecção prévios. Essa criança já havia sido atendida anteriormente outras vezes no DEP e foi medicada com anti-inflamatórios não esteroidais e relaxantes musculares, além de imobilização com colar cervical, porém sem nenhuma melhora.

Ao exame, a criança apresentava torcicolo doloroso com rotação cervical completa para a esquerda e elevação do ombro direito. Seu fenótipo era do tipo longilíneo com tronco curto, aracnodactilia, hiperfrouxidão ligamentar e deformidade vertebral com hipercifose sacrococcígea, todas sugestivas de doença do tecido conjuntivo. A avaliação puberal evidenciou Tanner III. O exame neurológico era normal. Foi realizada tomografia computadorizada (TC) cervical que revelou subluxação rotatória atlantoaxial à esquerda (cerca de 45 graus).

Essa paciente foi encaminhada ao Serviço de Ortopedia e Traumatologia de um hospital terciário português, onde foi realizada ressonância magnética da coluna cervical, evidenciando subluxação atlanto-occipital e subluxação rotatória de C1-C2 à esquerda.

Com base nessas imagens, foi então submetida a tração craniana, com TC confirmando a redução e atualmente aguarda fusão espinhal definitiva. Após a alta, ela segue mantendo acompanhamento multidisciplinar.

Os autores destacaram que o torcicolo espontâneo tem um amplo espectro de apresentação: benigno e autolimitado a quadros graves e potencialmente fatais, sendo essencial uma avaliação diagnóstica minuciosa. As subluxações atlanto-occipital e atlantoaxial não traumáticas são raras e secundárias a um quadro infeccioso ou, menos frequentemente, associadas a doenças reumatológicas ou síndromes genéticas.

Este caso é bastante intrigante e mostra uma causa rara de torcicolo e a relevância da anamnese e exame físico cuidadosos e completos, em busca de manifestações clínicas que possam indicar uma doença de base.

Estamos fazendo a cobertura do EAP 2021; acompanhe com a gente!

Veja mais:

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. PABLO FACHINELLI

    Cuidado com Sd de Grisel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar