Leia mais:
Leia mais:
Dor associada à endometriose: terapia combinada de relugolix oral é eficaz?
Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!
Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?
Check-up Semanal: interrupção no antidepressivo, supressão hormonal pós endometriose e mais!
Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose

Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A endometriose é uma patologia comum presente em 10% das mulheres na menacme e 50% das mulheres com infertilidade. A propedêutica da mulher infértil com endometriose ainda é um grande desafio para o ginecologista. Existem muitas hipóteses para explicar por que endometriose causa infertilidade. Inflamação pélvica crônica, presença de aderências, obstrução tubária ou dismotilidade, foliculogênese anormal e baixa reserva ovariana são algumas das possíveis causas fisiopatológicas da infertilidade relacionada à endometriose. Vários marcadores inflamatórios expressos em pacientes com endometriose tem sido associada à abortamento e infertilidade.

supressão hormonal

Estudo

Em maio de 2022 foi publicada uma revisão sistemática na American College of Obstetricians and Gynecologists com o objetivo de avaliar o efeito da supressão hormonal na fertilidade, quando administrado a pacientes inférteis ou pacientes que desejam engravidar após a cirurgia conservadora de endometriose.

De 3.138 citações, 19 ensaios clínicos (2.028 pacientes) foram incluídos no artigo do autor. No geral, nenhuma diferença foi observada entre o grupo tratamento e o grupo controle em relação a gravidez (RR 1,15; IC 95% 1,00–1,32) e nascidos vivos (RR 1,05; 95% CI 0,84-1,32). Ao agrupar todas as terapias hormonais, a duração da administração da terapia pós-operatória foi identificada como uma fonte substancial de heterogeneidade entre os estudos (diferença I2 574%) com maiores chances de gravidez em comparação com o controle quando administrada por pelo menos três meses (RR 1,22; IC 95% 1,04–1,43). Agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) (14 ensaios, 1.721 pacientes) foram associadas a maiores chances de gravidez em comparação com placebo ou nenhum tratamento (RR 1,20; IC 95% 1,03-1,41; 2525%). Os dados foram limitados para outros tratamentos hormonais sem diferença significativa entre os grupos. Análises de subgrupos levando em consideração o uso de tratamentos de fertilidade (inseminação ou fertilização in vitro), fases da doença e o risco de viés dos estudos incluídos não modificaram os resultados.

Leia também: Existe prevenção primária para endometriose?

Conclusão

Os autores concluíram que a supressão hormonal pós-operatória deve ser analisada caso a caso para a fertilidade da paciente. Equilibrando o benefício da supressão hormonal com os riscos de retardar a concepção.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Richard, Evelyne; Morin, Jessica MD; Murji, Ally MD, MPH; Lemyre, Madeleine MD; Laberge, Philippe Y. MD; Maheux-Lacroix, Sarah MD, PhD Effect of Postoperative Hormonal Suppression on Fertility in Patients With Endometriosis After Conservative Surgery, Obstetrics & Gynecology: May 5, 2022 - Volume - Issue - 10.1097/AOG.0000000000004811 doi: 10.1097/AOG.0000000000004811 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.