Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose

Um estudo teve objetivo de avaliar o efeito da supressão hormonal na fertilidade de pacientes após a cirurgia conservadora de endometriose.

A endometriose é uma patologia comum presente em 10% das mulheres na menacme e 50% das mulheres com infertilidade. A propedêutica da mulher infértil com endometriose ainda é um grande desafio para o ginecologista. Existem muitas hipóteses para explicar por que endometriose causa infertilidade. Inflamação pélvica crônica, presença de aderências, obstrução tubária ou dismotilidade, foliculogênese anormal e baixa reserva ovariana são algumas das possíveis causas fisiopatológicas da infertilidade relacionada à endometriose. Vários marcadores inflamatórios expressos em pacientes com endometriose tem sido associada à abortamento e infertilidade.

supressão hormonal

Estudo

Em maio de 2022 foi publicada uma revisão sistemática na American College of Obstetricians and Gynecologists com o objetivo de avaliar o efeito da supressão hormonal na fertilidade, quando administrado a pacientes inférteis ou pacientes que desejam engravidar após a cirurgia conservadora de endometriose.

De 3.138 citações, 19 ensaios clínicos (2.028 pacientes) foram incluídos no artigo do autor. No geral, nenhuma diferença foi observada entre o grupo tratamento e o grupo controle em relação a gravidez (RR 1,15; IC 95% 1,00–1,32) e nascidos vivos (RR 1,05; 95% CI 0,84-1,32). Ao agrupar todas as terapias hormonais, a duração da administração da terapia pós-operatória foi identificada como uma fonte substancial de heterogeneidade entre os estudos (diferença I2 574%) com maiores chances de gravidez em comparação com o controle quando administrada por pelo menos três meses (RR 1,22; IC 95% 1,04–1,43). Agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) (14 ensaios, 1.721 pacientes) foram associadas a maiores chances de gravidez em comparação com placebo ou nenhum tratamento (RR 1,20; IC 95% 1,03-1,41; 2525%). Os dados foram limitados para outros tratamentos hormonais sem diferença significativa entre os grupos. Análises de subgrupos levando em consideração o uso de tratamentos de fertilidade (inseminação ou fertilização in vitro), fases da doença e o risco de viés dos estudos incluídos não modificaram os resultados.

Leia também: Existe prevenção primária para endometriose?

Conclusão

Os autores concluíram que a supressão hormonal pós-operatória deve ser analisada caso a caso para a fertilidade da paciente. Equilibrando o benefício da supressão hormonal com os riscos de retardar a concepção.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Richard, Evelyne; Morin, Jessica MD; Murji, Ally MD, MPH; Lemyre, Madeleine MD; Laberge, Philippe Y. MD; Maheux-Lacroix, Sarah MD, PhD Effect of Postoperative Hormonal Suppression on Fertility in Patients With Endometriosis After Conservative Surgery, Obstetrics & Gynecology: May 5, 2022 - Volume - Issue - 10.1097/AOG.0000000000004811 doi: 10.1097/AOG.0000000000004811