Leia mais:
Leia mais:
Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?
Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose
Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda
Efetividade das intervenções dietéticas no tratamento da endometriose
Endometriose na adolescência: o que diz o novo guideline?

Existe prevenção primária para endometriose?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

De acordo com dados epidemiológicos recentes existe maior chance de desenvolver endometriose mulheres que tiveram menarca precoce, apresentam ciclo menstrual curto, ciclos hipermenorrágicos, tamanho corporal magro, poucas gestações e menor paridade. Pesquisadores acreditam que a exposição a poluentes e alergia a níquel são fatores de risco para o desenvolvimento desta patologia, porém, não temos dados suficientes para confirmar tal suspeita.

Leia também: Guideline para tratamento da endometriose associada a infertilidade

Do mesmo modo que os poluentes citados acima, não há evidências robustas que sustentem uma associação significativa entre dieta e endometriose. Embora as mulheres com endometriose consumam menos vegetais, frutas cítricas, laticínios, bem como alimentos ricos em vitamina D e ômega-3 e mais carne vermelha, café e gorduras trans. A suplementação de ômega-3 e vitamina D podem ser benéficos para prevenção e para controle das dores nestas pacientes, embora seja necessário mais estudos para qualificar essa recomendação.

Existe prevenção primária para endometriose

Fatores preventivos

Existem evidências científicas recentes sobre estilo de vida e dieta saudáveis, com redução do consumo de álcool e atividade física regular para a prevenção da endometriose. Aliás, independentemente da endometriose, os benefícios de um estilo de vida saudável são bem conhecidos. Até onde sabemos, a proposta de estilo de vida saudável pode ser considerada uma opção viável e aceitável para melhorar a saúde no geral, e também pode ser benéfica para o risco de endometriose. No entanto, ainda é necessário mais estudos para esta recomendação tornar-se fortemente embasada cientificamente.

Saiba mais: Os desafios da endometriose e a nova classificação da doença

Já as evidências sobre a profilaxia de endometriose com o uso de anticoncepcionais orais são controversas. Aparentemente, os anticoncepcionais orais melhoram o quadro álgico, mas não impedem a evolução da doença. De modo que não deve ser recomendado o uso de anticoncepcionais orais para prevenção da endometriose ou impedir sua evolução.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.