Efeitos da idade e endometriose na reserva ovariana em mulheres com infertilidade

Um artigo avaliou os efeitos combinados da idade e da endometriose na reserva ovariana em mulheres com infertilidade.  

A endometriose é uma doença inflamatória, que acomete principalmente a pelve das mulheres, estando muito associada à infertilidade feminina. Doença de alta prevalência com grande impacto na qualidade de vida da mulher, além de gerar infertilidade na maioria delas, merece nossa atenção e estudo continuado para melhorar a assistência prestada à essas pacientes. 

Em outubro de 2022, foi publicado um artigo no International Journal of Gynecology and Obstetrics com o objetivo de avaliar os efeitos combinados da idade e da endometriose na reserva ovariana em mulheres com infertilidade.  

imagem de anatomia do órgão sexual feminino e síndrome dos ovários policísticos

Métodos 

Os autores realizaram um estudo transversal utilizando um banco de dados institucional. As mulheres com evidência ultrassonográfica, laparoscópica ou histológica de endometriose foram definidas como grupo de estudo, enquanto as demais serviram como grupo controle. Além disso, os pesquisadores avaliaram as características demográficas e clínicas dos grupos como um todo e estratificaram as pacientes em idade acima de 35 anos ou menos no momento do teste de reserva ovariana. 

Resultados 

Os pesquisadores obtiveram um total de 656 mulheres que puderam ser incluídas na análise final, e delas, 71 mulheres tinham o diagnóstico de endometriose. As pacientes quando comparados àqueles sem endometriose, os valores medianos de hormônio antimulleriano (HAM) e contagem folicular antral (CFA) foram significativamente menores no grupo de mulheres com endometriose (mediana 2,1ng/ml; intervalo interquartil (IQR) 1,1-3,9 vs 1,2 ng/ml; IQR 0,6-2,4;p<0,001 para HAM e 14 folículos (IQR 8-23) vs 7 folículos (IQR 5-14);p<0,001 para CFA).  

Quando estratificada em duas faixas etárias, a associação entre menor CFA e endometriose permaneceu significativa para ambas as faixas etárias, enquanto a associação entre menor HMA e endometriose foi significativa apenas para o grupo de mulheres acima de 35 anos.

Leia também: Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose

Mensagem prática 

O estudo destaca o efeito prejudicial da endometriose e o efeito do aumento da idade na reserva ovariana. Por isso, é de suma importância orientar a paciente sobre a queda na reserva ovariana, principalmente após os 35 anos e na paciente com endometriose, explicar que isso ainda é mais deletério.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Feferkorn, I., Suarthana, E., Nassiri Kigloo, H., Abow-Mohamed, I., Golyari, Y. and Tulandi, T. (2022), Combined effects of age and endometriosis on ovarian reserve in women with infertility.. Int J Gynecol Obstet. Accepted Author Manuscript. https://doi.org/10.1002/ijgo.14519