Leia mais:
Leia mais:
Dor associada à endometriose: terapia combinada de relugolix oral é eficaz?
Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!
Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?
Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose
Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda

Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A paciente que apresenta endometriose tem grandes chances de também apresentar adenomiose no futuro. Apesar dos estudos mostrarem uma relação da endometriose e adenomiose com uma alteração inflamatória na paciente, pouco se sabe da etiologia de ambas patologias. Sendo assim, é necessário indagar e pesquisar mais sobre o assunto, para que assim possamos prestar uma melhor assistência a essas mulheres, afinal a incidência de endometriose e adenomiose vem subindo com o passar dos anos.

Leia também: Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose

Endometriose e adenomiose há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos

Análise recente

Neste ano de 2022, foi publicado um artigo na Frontiers in Physiology com o objetivo de descrever possíveis reações entre o consumo de substância causadoras de distúrbios endócrinos como causa da endometriose e adenomiose. Estas substâncias são classificadas como produtos químicos exógenos que interferem nas funções fisiológicas normais do sistema endócrino, potencialmente causadoras de efeitos adversos à saúde e promotora de doenças. Infelizmente, devido a industrialização é difícil não sermos expostos à essas substâncias nocivas.

De acordo com o autor, dioxinas (combustão, incineração de resíduos, erupções vulcânicas, incêndios florestais), bifenilos policlorados – PCB (transformadores elétricos, óleos de imersão para microscópios, pesticidas, papel de cópia sem carbono), bisfenol A – BPA/bisfenol S – BPS (brinquedos infantis, garrafas de água, latas de alimentos, selantes dentários, revestimentos), Ftalatos (cosméticos, equipamentos médicos, medicamentos, tintas, adesivos, produtos de cuidado pessoal) e parabenos (cosméticos, produtos farmacêuticos) são substâncias que provocam distúrbios endócrinos e estão associadas ao surgimento de patologias como endometriose e adenomiose.

Mensagem final

São necessários mais estudos para determinar como ocorre essa relação entre essas substâncias e o surgimento da endometriose e/ou adenomiose. Teria relação com alterações genéticas ou epigenéticas desta paciente? Ou somente seu consumo já estaria relacionado ao desenvolvimento da endometriose e adenomiose? Vamos ficar atentos, pois novos estudos devem surgir nos próximos anos, nos auxiliando na correta propedêutica e terapêutica dessas patologias com alta prevalência nas mulheres modernas.

Saiba mais: Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Stephens VR, Rumph JT, Ameli S, Bruner-Tran KL, Osteen KG. The Potential Relationship Between Environmental Endocrine Disruptor Exposure and the Development of Endometriosis and Adenomyosis. Front Physiol. 2022 Jan 28;12:807685. doi: 10.3389/fphys.2021.807685.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.