Leia mais:
Leia mais:
Doenças mentais pós-pandemia: o que podemos fazer enquanto enfermeiros?
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]
Quiz sobre depressão
Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer?

Hipertermia pode ajudar no tratamento da depressão? Entenda

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os resultados preliminares de uma nova terapia para a depressão leve mostraram que a hipertermia pode ser um forte aliado no tratamento da doença. O procedimento teve uma ação rápida e se mostrou seguro com benefícios terapêuticos prolongados, de acordo com uma publicação do JAMA Psychiatry.

Para chegar nessa conclusão, um grupo de pesquisa realizou um estudo duplo-cego, randomizado, controlado, de 6 semanas, de uma única sessão de hipertermia em 34 pacientes com um longo período depressivo (idade média de 39, média de duração do período de 113 meses). A maioria dos pacientes tinha tomado, no mínimo, um tipo de antidepressivo e teve, no mínimo, um período de depressão anterior.

hipertermia em paciente com depressao

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Hipertermia e depressão

Os participantes passaram por duas etapas:

  • Na primeira, eles foram expostos a um aparelho de aquecimento que eleva a temperatura corporal para 38,5 ºC durante cerca de 1h30, seguido de 1 hora de resfriamento;
  • E na segunda, eles passaram a mesma quantidade de tempo em um aparelho similar, mas que produzia apenas calor suave.

Resultados e conclusões

 

Dos 34 pacientes, 29 tiveram pelo menos uma avaliação pós-intervenção. O tratamento ativo foi associado com resultados significativamente maiores de diminuições do que o tratamento placebo na Escala Hamilton para depressão. A redução com hipertermia começou na primeira semana (-5.91 pontos) e continuou até a sexta semana (-8,31); os resultados com placebo eram de -1,89 na primeira semana e -5,54 na sexta semana.

Os pesquisadores explicam que esse feito sob a depressão pode estar relacionado com o fato de que o aquecimento suave do corpo ativa regiões do cérebro como o córtex órbito-frontal, córtex cingulado anterior e estriado ventral. Essas regiões processam sinais térmicos agradáveis e são regulados negativamente durante a depressão.

Mais conteúdos sobre depressão

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar