Entendendo um pouco mais sobre a cifose

A cifose pode ter origem genética, no entanto, também é possível que seja consequência de postura inadequada.

Ao longo do desenvolvimento, as curvaturas primárias da coluna no eixo sagital são a cifose torácica e sacral e as compensatórias as lordoses lombar e cervical. Esse equilíbrio tem como objetivo manter a cabeça centrada em relação à pelve. Os discos vertebrais, ligamentos e músculos paraespinhais são os responsáveis por garantir a estabilidade. 

A cifose torácica é considerada patológica quando ultrapassa 50 graus sendo causada por forças de compressão na coluna anterior (ficando encurtada) e forças de tensão na coluna posterior (ficando alongada). 

Saiba mais: Acondroplasia: integralidade nos cuidados à saúde e acessibilidade social

Entendendo um pouco mais sobre a cifose

Entendendo um pouco mais sobre a cifose

Cifose postural

A cifose postural é uma deformidade flexível geralmente de crianças e adolescentes. As radiografias desses pacientes geralmente são normais, com a deformidade sendo corrigida ao mudar de posição. É comum acontecer em pacientes mais altos para a idade e meninas com desenvolvimento mamário precoce e o tratamento consiste apenas em atividade física e orientações aos pais. 

Cifose congênita

É rara, podendo ser um defeito de formação ou segmentação no período fetal entre 19 e 30 semanas na região entre T10 e L1. Pode instabilizar por ser progressiva com o desenvolvimento, sendo os períodos de maior progressão até os três anos e a adolescência (estirão do crescimento). Clinicamente, déficits neurológicos e comprometimento respiratório (pela redução da caixa torácica) podem vir associados. 

O diagnóstico geralmente é realizado após o nascimento com o início do desenvolvimento, sendo necessárias avaliações neurológicas, radiografias, tomografia e ressonância magnética da coluna. O tratamento é sempre cirúrgico com artrodeses dependendo da gravidade da doença. 

Cifose pós-laminectomia 

É mais frequente em menores de 15 anos e acontece o encunhamento anterior dos corpos vertebrais pós laminectomia. A melhor abordagem é, quando indicada laminectomia, avaliar a artrodese no mesmo momento. 

Leia também: Uso mensal de vitamina D aumenta o risco de fraturas?

Acondroplasia

A deformidade espinhal mais associada à acondroplasia é a cifose toracolombar. Quase sempre está presente ao nascimento, porém desaparece com o desenvolvimento do tônus muscular e marcha em 70% desses pacientes. O uso precoce de órteses e proibição da posição sentada sem apoio previnem a progressão. Nos casos que não respondem ao tratamento conservador a artrodese é indicada

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Azar, FM et al., Campbell’s Operative Orthopaedics 13th edition Elsevier 

Especialidades