Eritropoetina na redução da displasia broncopulmonar moderada a grave em prematuros

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os avanços na área médica proporcionaram uma melhor taxa de sobrevivência em prematuros extremos, porém infelizmente a incidência de displasia broncopulmonar (DBP) não se alterou. Estudos em animais demonstraram que o tratamento com eritropoetina pode melhorar o desenvolvimento de alvéolos e capilares pulmonares em modelos neonatais de DBP. 

Leia também: O desenvolvimento neurológico de prematuros extremos é afetado pelo uso de opioides e benzodiazepínicos

Eritropoetina na redução da displasia broncopulmonar moderada a grave em prematuros

Child's foot with oximeter in intensive care unit
Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Métodos

Estudo retrospectivo em recém-nascidos prematuros com 23 a 32 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento menor ou igual a 1.500 g, e que sobreviveram até 36 semanas de idade corrigida.  

Foram analisadas características do paciente, comorbidades, modalidades de tratamento, fatores de risco para DBP e resultado de alta. Esses dados foram comparados entre os pacientes que receberam eritropoetina e aqueles que não receberam.

Resultados

Foram estudados 1.821 bebês prematuros: 928 receberam eritropoetina e 893 não. Os pacientes do grupo que recebeu apresentaram menor idade gestacional, peso de nascimento e necessitaram de maior suporte respiratório inicial do que o grupo que não recebeu a eritropoetina. 

Saiba mais: O uso de diuréticos em neonatos prematuros com lesão renal aguda (LRA)

A análise estatística mostrou uma incidência reduzida de DBP moderada a grave no grupo tratado com eritropoetina (OR 0,62, IC 95% 0,48-0,79). 

Conclusão

O tratamento com eritropoetina em recém-nascidos prematuros com 23 a 32 semanas de idade gestacional foi associado a uma incidência reduzida de DBP moderada a grave com 36 semanas de idade gestacional corrigida, com uma menor taxa de DBP se início do tratamento nas primeiras 2 semanas de vida. 

Considerações finais

A DBP vem sendo amplamente estudada nos últimos anos na tentativa de identificar suas causas e possibilitar formas de prevenção e de tratamento. Entretanto, temos ainda um amplo campo a ser explorado em pesquisas e revisões sobre esse tema. 

Autor(a):

Referências bibliográficas: 

  • Bui KCT, Kim R, Abbasi A, et al. Erythropoietin treatment is associated with a reduced incidence of moderate to severe bronchopulmonary dysplasia in preterm infants born at 23 to 32 weeks gestation. Pediatrics. 2020 July;146(1 MeetingAbstract): 372-373. doi: 10.1542/peds.146.1_MeetingAbstract.372-a
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar