ESC 2022: Estudo analisa diferença no tratamento de hipertensão pela manhã e noite

Foi apresentado no ESC 2022 o estudo TIME, que avaliou se havia diferença em realizar o tratamento da hipertensão nestes períodos do dia. 

Foi apresentado no ESC 2022 o estudo TIME, que avaliou se havia diferença em realizar o tratamento da hipertensão no período da manhã ou da noite. 

A pressão arterial (PA) é maior ao longo do dia e cai a noite e em alguns pacientes essa queda não ocorre. Esses pacientes têm risco cardiovascular maior e talvez o uso de medicação a noite possa trazer benefício, como sugerido por alguns estudos prévios. Baseado nisso, o estudo TIME teve o objetivo de tentar estabelecer um melhor horário para tomar a medicação e avaliar se o uso a noite seria melhor. 

hipertensão

O estudo

Foi estudo randomizado, com 21.104 pacientes do Reino Unido seguidos por cinco anos e divididos em dois grupos: um que tomava a medicação pela manhã (entre 6h e 10h) e outro a noite (entre 20h e 0h). Os dois grupos tinham características semelhantes, com idade média de 65,1 anos, 57,5% homens e 13,8%. 

O desfecho primário era tempo de ocorrência de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular e não houve diferença entre o grupo que tomou a medicação pela manhã comparado ao que tomou a noite.  

Também não houve diferença em desfechos secundários, como IAM não fatal, AVC não fatal, mortalidade cardiovascular, mortalidade por todas as causas ou internações por insuficiência cardíaca. 

Quando a pressão arterial dos pacientes era medida pela manhã, os níveis eram mais baixos em quem tomava a medicação a noite, e quando medida a noite, os níveis eram mais baixos em quem tomava a medicação pela manhã. Porém, isso não levou a repercussões clínicas ou diferença de desfechos entre os grupos do estudo.   

Algumas considerações são que a taxa de eventos foi pequena e a aderência dos pacientes que usaram a medicação a noite foi menor que os que usaram pela manhã. Além disso, o tratamento não foi padronizado. 

O uso da medicação a noite foi seguro e não houve aumento de eventos adversos neste período, com a ocorrência da mesma taxa de fraturas, por exemplo, nos dois grupos.

Conclusão

Como conclusão deste grande estudo, temos que tanto faz o horário em que se toma o anti-hipertensivo, podendo ser tomado no momento mais conveniente para o paciente e que o uso da medicação a noite é seguro. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Rorie DA, Rogers A, Mackenzie IS, et alMethods de um grande estudo prospectivo, randomizado, de marca aberta, cego de ponto final comparando a dose matinal versus noturna em pacientes hipertensos: o estudo Tratamento Na Manhã versus À Noite (TIME)BMJ Open 2016; 6:e010313. doi: 10.1136/bmjopen-2015-010313