Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?
Quiz: Mulher com dores articulares e deformidades nos dedos das mãos. Qual o diagnóstico?
Estatinas: FDA solicita a remoção da contra-indicação de seu uso durante a gravidez
Estatinas podem reduzir bridas intestinais no pós-operatório?

Estatinas diminuem mortalidade em pacientes com doença reumática?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As doenças reumáticas autoimunes são doenças que, em sua maioria, causam inflamação nas articulações e diminuem a qualidade de vida do paciente. Os tipos mais comuns são esclerodermia, síndrome de Sjögren, miosite, artrite reumatoide, lúpus sistêmico erimatoso, doença de Behçet e fibromialgia. Se não tratadas, podem desencadear em outros problemas futuros. As doenças reumáticas autoimunes estão associadas, inclusive, a um maior risco para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, geralmente potencializados por contantes inflamações e uso de corticoides.

obesidade

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Estatinas como prevenção de eventos cardiovasculares

Uma pesquisa realizada recentemente averiguou os efeitos das estatinas na profilaxia de eventos cardiovasculares causados por essas doenças. O estudo de coorte reuniu registros de um banco de dados britânico, coletados de um centro reumatológico entre 2000 e 2014, e os resultados foram publicados em dezembro de 2018 no The Journal of Reumatology. Os pesquisadores compararam os escores dos participantes medicados com estatinas com os que não receberam o fármaco.

Leia mais: Você sabe diagnosticar a artrite reumatoide?

Participaram da pesquisa 4610 pacientes diagnosticados com alguma doença reumática autoimune. Estes foram designados aleatoriamente em dois grupos, o primeiro grupo (n=2305) foi medicado com estatinas e o segundo grupo não iniciou tratamento com o medicamento. O tempo de follow up foi de cinco anos e o desfecho primário observado foi mortalidade.

Mortalidade

Ao final da pesquisa, houve 298 mortes entre os indivíduos medicados com estatinas, já no grupo dos participantes que não receberam profilaxia com o fármaco ocorreram 338 óbitos. A taxa de mortalidade foi de 25,4/100 pessoas por ano vs 30,3/1000 pessoas por ano.

Leia mais: Estatinas antes de angioplastia previne eventos cardiovasculares?

Resultados

Os pesquisadores constataram que o uso de estatinas foi associado a um menor risco de eventos cardiovasculares e mortalidade por todas as causas em pacientes com doenças reumatológicas autoimunes. (HR 0,84, IC 95% [0,72–0,98]).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar